Como funciona uma Central de Material de esterilização?

Índice

Como funciona uma Central de Material de esterilização?

Como funciona uma Central de Material de esterilização?

O Centro de Materiais e Esterilização, como o próprio nome já diz, é o local onde se concentra toda a limpeza, organização e inspeção do instrumental que será utilizado no hospital. O centro funciona como uma espécie de “linha de produção” — quase como uma fábrica —, com processos muito bem alinhados.

O que é o CME?

Segundo a resolução RDC 15 de , Centro de Material e Esterilização – CME é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde.

Qual o fluxo de um material deve seguir dentro da Central de Material e esterilização?

O fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa, conforme Figura 01.

Qual é o centro de material e esterilização?

CENTRAL DE MATERIAL E ESTERELIZAÇÃO (CME) Por definição entende-se Central de Material e Esterilização – CME como uma unidade funcional, de apoio ... vírus, fungos) o centro cirúrgico, o berçário, a unidade de terapia intensiva, unidade de internação, pronto-socorro, unidade de diagnóstico entre outros.

Como é feita a esterilização dos materiais hospitalares?

A esterilização dos materiais hospitalares dever ser feitas na seguinte sequência: Todo o material “sujo” é recebido pelo setor e limpo antes da esterilização. Os utensílios são inspecionados, identificados, separados, embalados e preparados para a esterilização.

Como armazenar o material esterilizado?

O material esterilizado é armazenado em área restrita com controle ambiental (temperatura, ventilação e umidade relativa) e armários adequados.

Como os utensílios são esterilizados?

Os utensílios são inspecionados, identificados, separados, embalados e preparados para a esterilização. Aqui, o material é esterilizado por meios físicos (calor úmido ou seco) ou químicos (através de soluções).

Postagens relacionadas: