Como funciona o reator Tokamak?

Índice

Como funciona o reator Tokamak?

Como funciona o reator Tokamak?

Um tokamak funciona como uma câmara a vácuo em forma de anel onde o gás, mediante calor e pressão extremos, se converte em plasma e inicia a fusão. O HL-2M é o maior e mais avançado tokamak criado pela China, segundo informações da Companhia Nacional Nuclear da China (CNNC, na sigla em inglês).

Qual o tipo de reator que você usa?

As pesquisas nessa área têm levado a um tipo de reator denominado de Tokamak, que é usado hoje apenas para pesquisas. O mais famoso é o que fica em Princeton, Estados Unidos, e que funciona com uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius.

Como funcionam os reatores de fusão?

Já existem reatores de fusão em funcionamento destinados apenas à pesquisa. Eles são construídos de modo a produzir um campo magnético extremamente forte, onde fica o plasma, isto é, uma quarta fase de agregação ou estado físico, em que os prótons, os nêutrons e os elétrons estão totalmente livres e prontos para reagir.

Como funciona o reator de fusão nuclear?

A seguir é mostrado um esquema simplificado desse tipo de reator: Outra dificuldade encontrada é a necessidade de escoamento rápido da energia liberada na fusão controlada do hidrogênio. O reator de fusão nuclear mais conhecido é o Tokamak, de Princeton, Estados Unidos, que funciona com uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius.

Postagens relacionadas: