Quais são os 3 tipos de sensores ópticos e como funciona cada um deles?

Índice

Quais são os 3 tipos de sensores ópticos e como funciona cada um deles?

Quais são os 3 tipos de sensores ópticos e como funciona cada um deles?

O funcionamento dos sensores ópticos baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensível. Basicamente são divididos em três tipos distintos: sistema por barreira, difusão e reflexão.

Quais são os componentes do sensor óptico?

É um sistema formado pelo dispositivo emissor de luz e dispositivo receptor montados no mesmo conjunto, neste caso o feixe de luz emitido é refletido em uma superfície refletora e retorna ao ponto de origem atingindo o dispositivo receptor que está ao lado do dispositivo emissor.

Quais são os tipos de sensores ópticos?

TIPOS DE SENSORES ÓPTICOS

  • Difusos;
  • Difusos com supressão de fundo;
  • Sensores retrorreflexivos;
  • Sensor de barreira;
  • Sensor de forquilha;
  • Ópticos angulares em “L”;
  • Tipo janela;
  • BGL – sensores ópticos tipo grade de luz;

Quais são os tipos de sensores ópticos?

A disponibilidade de diversos tipos de sensores ópticos sensíveis e rápidos permite ao projetista de controles eletrônicos de todos os tipos a elaboração de circuitos de grande eficiência.

Quais são os tipos de sensores utilizados no controle óptico de máquinas?

Existem diversos tipos de dispositivos sensores que podem ser utilizados no controle óptico de máquinas. O primeiro é o LDR ou Light Dependent Resistor (foto-resistor) que consiste numa célula de Sulfeto de Cádmio com símbolo, forma e curvas características mostradas na figura 1.

Por que o sensor óptico é preferido pelos projetistas?

Uma grande quantidade de dispositivos de controle em máquinas industriais, automação predial e mesmo de equipamentos de consumo utiliza sensores ópticos. Sem a necessidade de contatos mecânicos este tipo de dispositivo não sofre desgaste e está sujeito a um número muito menor de falhas, sendo por isso preferido pelos projetistas.

Quais são os sensores já prontos?

É comum encontrarmos sensores já prontos ou chaves ópticas industriais que são componentes que já contêm no invólucro um emissor (normalmente um LED infravermelho) e um receptor que pode ser qualquer um dos estudados no item anterior. Na figura 7 mostramos um desses sensores que pode ser usado com uma roda denteada.

Postagens relacionadas: