Como funciona uma geladeira e um ar condicionado?

Índice

Como funciona uma geladeira e um ar condicionado?

Como funciona uma geladeira e um ar condicionado?

Na realidade, ambos funcionam de maneira praticamente igual. Tanto na geladeira quanto nos aparelhos de ar condicionado, o frio é conseguido por meio de um gás, chamado de gás refrigerante. Este gás é bombeado por um compressor (o chamado "motor" da geladeira). ... O gás então circula para uma peça chamada evaporador.

O que realiza o trabalho do refrigerador?

O que realiza trabalho no refrigerador? O compressor. Como não há trocas de calor, o trabalho realizado pelo compressor equivale a variação de energia interna da substância refrigerante. ... Realizando o processo de troca de calor por convecção.

Como funciona a geladeira?

A geladeira funciona em ciclos, usando um gás refrigerante num circuito fechado. Assim, o gás circula permanentemente, sem perdas, a não ser que haja um vazamento no aparelho. Antigamente, as geladeiras usavam o gás freon 12 (clorofluorcarbono), que é um gás apropriado para essa tarefa: tem elevado valor de calor latente de condensação e baixa ...

Como funciona o termostato na geladeira?

O termostato é um dispositivo que controla a temperatura interna da geladeira, acionando (ligando) o compressor cada vez que a temperatura do interior aumenta muito. Depois, ao atingir a temperatura ideal, ele desliga automaticamente o motor do compressor. Você pode regular isso no botão interno que a geladeira tem.

Quais são os componentes da geladeira?

Este é composto por um conjunto de tubos metálicos (cobre ou ferro), que interligam o compressor, o condensador, o evaporador e o capilar, assim como o controle de temperatura (termostato). Um dos principais componentes da geladeira é o fluído que circula no interior do refrigerador denominado de fluído refrigerante.

Qual o gás mais adequado para a geladeira?

Antigamente, as geladeiras usavam o gás freon 12 (clorofluorcarbono), que é um gás apropriado para essa tarefa: tem elevado valor de calor latente de condensação e baixa temperatura de ebulição, além de não ser inflamável. Mas esse gás foi identificado como um dos que agridem a camada de ozônio.

Postagens relacionadas: