O que é união estável com separação total de bens?

Índice

O que é união estável com separação total de bens?

O que é união estável com separação total de bens?

Separação total de bens – Neste regime, tanto os bens adquiridos antes do casamento ou união, quanto aqueles adquiridos por cada cônjuge ou companheiro durante a convivência do casal, permanecem na propriedade individual de cada uma das partes, não havendo divisão do patrimônio em caso de separação.

É possível fazer união estável com separação total de bens?

Assim como em um contrato de casamento, as pessoas que desejam formalizar uma união estável podem escolher entre a comunhão total de bens, parcial ou separação completa.

Quando não há a oficialização da união estável como os casais podem fazer na hora da separação de bens?

Mesmo que sua união não tenha sido oficializada, na hora da separação você pode (e deve!) fazer a dissolução em cartório (se presentes os requisitos) ou via judicial. Em cartório poderá ser feita uma escritura pública de reconhecimento e dissolução de união estável.

Qual é o regime de bens aplicável a união estável?

O artigo 1.725 do CC/02 estabelece que o regime a ser aplicado às relações patrimoniais do casal em união estável é o de comunhão parcial dos bens, salvo contrato escrito entre companheiros.

Como é definido o regime de bens da união estável?

Como deve ser definido o regime de bens? O regime de bens da união estável deve ser o da comunhão parcial.

Como ocorre a separação de bens?

Na união estável, a separação de bens ocorre com base no regime legal, ou seja, na comunhão parcial de bens. No entanto, você e sua companheira podem celebrar um contrato e dispor sobre o tema. Assim, escolherão o regime de bens da união estável.

Por que o segurado deve contribuir com a união estável?

Para isso, ele deve reunir a documentação necessária e apresentá-la em até 90 dias junto ao INSS. No entanto, é necessário que o segurado tenha contribuído com, pelo menos, 18 parcelas. Por sua vez, caso a união estável tenha durado por um período menor que 2 anos, o companheiro sobrevivente somente deve receber 4 meses de pensão.

Como comprovar a união estável?

É preciso comprovar a união estável para ter direito à comunhão parcial de bens ou a qualquer divisão definida em cartório. Na união estável também existe a divisão de bens, assim como no casamento. Um casal que vive junto e não é casado oficialmente ainda tem os direitos garantidos por lei, inclusive na separação.

Postagens relacionadas: