Quais são os índices futuros?
Índice
- Quais são os índices futuros?
- O que é futuro de índice?
- O que influencia o índice futuro?
- Qual o índice futuro do Ibovespa?
- O que é o ind?
- O que é Indfut?
- Quais são as diferenças entre os índices futuros?
- Quais são os contratos futuros de índices?
- Como os índices futuros estão relacionados à bolsa de valores?
- Como funciona o mercado futuro?
Quais são os índices futuros?
O contrato de índice futuro é derivado do Índice Ibovespa. Os contratos associados a ele são acordos que preveem uma estimativa de valor para determinada data de vencimento. Eles são negociados no Mercado Futuro — um ambiente da Bolsa de Valores — e têm sua cotação calculada em pontos.
O que é futuro de índice?
O que são índices futuros Índices futuros são contratos futuros que derivam de índices como o Índice Bovespa, principal termômetro de desempenho da bolsa de valores brasileira. Trata-se de acordos que definem preços de compra e venda para uma data futura. Esses índices são negociados no Mercado Futuro.
O que influencia o índice futuro?
Primeiramente, o Índice Futuro é um contrato derivativo que permite a negociação da expectativa de preço da carteira teórica de ações do IBOV. Em poucas palavras, o IBOV é o termômetro do mercado, o Índice Futuro é a aposta se a temperatura sobe ou cai.
Qual o índice futuro do Ibovespa?
Futuro de Ibovespa
Objeto de negociação | Ibovespa. |
---|---|
Tamanho do contrato | Contrato Futuro de Ibovespa multiplicado pelo valor em reais de cada ponto, sendo cada ponto equivalente a R$1,00. |
Cotação | Pontos de índice. |
Variação mínima de apregoação | 5 pontos de índice. |
Lote padrão | 5 contratos. |
O que é o ind?
O índice cheio é um dos tipos de contratos de índices futuros negociados no mercado futuro. O índice cheio é um contrato que deriva do índice futuro do Ibovespa que é o principal índice da bolsa brasileira.
O que é Indfut?
O Ibovespa Futuro (INDFUT) é um contrato derivativo do mercado financeiro que é negociado sobre uma expectativa de pontos que o Ibovespa terá posteriormente no pregão. Através desse contrato, os negociadores têm a possibilidade de comprar ou vender determinada pontuação para índice em uma data futura.
Quais são as diferenças entre os índices futuros?
Na prática, as operações que envolvem os índices futuros são similares ao mercado de ações. Contudo, é necessário prestar atenção a alguns detalhes. Existem duas diferenças básicas entre os índices futuros: os contratos de índice cheio (IND) e os minicontratos de índice (WIN).
Quais são os contratos futuros de índices?
Eles são negociados no Mercado Futuro — um ambiente da Bolsa de Valores — e têm sua cotação calculada em pontos. Os contratos futuros de índice podem ser comprados e vendidos de forma bem parecida com as ações. A diferença é que, como dissemos, os vencimentos dos contratos ocorrem em datas futuras.
Como os índices futuros estão relacionados à bolsa de valores?
Os índices futuros estão totalmente relacionados à bolsa de valores. Como são derivativos da Ibovespa, as negociações acontecem dentro da B3, no Mercado Futuro, como citado anteriormente. Portanto, relaciona-se intimamente à compra e à venda de ações, commodities, índices, moedas ou qualquer tipo de investimento futuro.
Como funciona o mercado futuro?
Entre o início e o término da operação, seus investimentos são ajustados diariamente pela própria Bolsa de Valores. É por isso que podemos entender o Mercado Futuro como um mercado de "soma zero".