Como é o funcionamento da coluna de flotação?

Índice

Como é o funcionamento da coluna de flotação?

Como é o funcionamento da coluna de flotação?

As colunas de flotação funcionam sob o mesmo princípio básico que as células de flotação mecânicas: a separação mineral acontece em uma lama mineral de água agitada e/ou aerada, onde a superfície de minerais selcionados se tornam hidrofóbicas (repelindo a água) através do condicionamento com reagentes de flotação ...

O que é uma coluna de flotação?

A coluna de flotação apresenta características diferentes das células mecânicas, principalmente no que se refere à capacidade de geração de bolhas pequenas, condições hidrodinâmicas de baixa turbulência, existência da água de lavagem e geometria (maior relação altura/diâmetro).

Quais equipamentos podem realizar flotação na indústria mineral?

3.2. Atualmente existem basicamente quatro tipos de equipamentos disponíveis para a operação de flotação: as células convencionais, células tanque, colunas de flotação e as células pneumáticas. Qualquer equipamento se aplica para flotação tanto de finos quanto de grossos.

O que é flotação de minérios?

A flotação é um processo de separação de misturas em que se borbulha o ar por uma mistura coloidal, e a espuma formada arrasta as impurezas para a superfície. ... Essa técnica consiste em adicionar bolhas de ar ao meio para que as partículas em suspensão no líquido aglutinem-se a essas bolhas.

Quais os reagentes utilizados em flotação?

Os principais modificadores utilizados nos processos de flotação são sulfato de cobre c zinco, cromatos-dicromatos, hipocloritos, pergamatos, sul feto de sódio, cianctos, fluoretos c sulfito de sódio, qucbracho, lignosulfonados, sais de chumbo, ácidos cítricos e tânicos (Rubio, 2002).

Em quais tipos de minerais pode se utilizar aminas no processo de flotação?

Neste processo, a amina é utilizada como coletor do quartzo, e amido como depressor dos óxidos de ferro (REIS, 2004).

Qual a propriedade diferenciadora do processo de flotação?

Como propriedade diferenciadora, a flotação utiliza o grau de hidrofobicidade das partículas. Essa Page 18 18 característica está relacionada à afinidade que as partículas apresentam com a água (CHAVES, 2006 e OLIVEIRA, 2016).

Para que serve a flotação na mineração?

A flotação por espuma é o processo industrial mais comumente empregado para separar as finas partículas minerais liberadas. O processo envolve minerais sendo aerados sob água com reagentes de flotação. Isso facilita a fixação das bolhas de ar aos minerais desejados, o que os faz levitar.

O que é flotação e para que serve?

A flotação é um processo de separação de misturas em que se borbulha o ar por uma mistura coloidal, e a espuma formada arrasta as impurezas para a superfície. A flotação é um tipo de processo físico de separação de misturas heterogêneas.

Quais as características da coluna de flotação?

A coluna de flotação apresenta características diferentes das células mecânicas, principalmente no que se refere à capacidade de geração de bolhas pequenas, condições hidrodinâmicas de baixa turbulência, existência da água de lavagem e geometria (maior relação altura/diâmetro). 2 - Objetivo

Como se dá a flotação?

Um dos principais usos que se dá à flotação é na separação de minerais. Mas há ainda outras funções da flotação, como por exemplo, na obtenção de corantes. A flotação é utilizada também no combate à poluição dos rios. O método serve para tratar a água e os esgotos.

Como funciona o “flotador”?

Na unidade conhecida como “flotador” são adicionadas microbolhas de ar a essa mistura que se aderem à superfície das partículas, diminuindo sua densidade e levando-as para a superfície, onde poderão ser removidas.

Qual é a célula de contato de flotação?

A célula de contato de flotação é um dispositivo de aeração de lama sem partes móveis. A célula de contato consiste em dois componentes principais: O interruptor é uma câmara na qual a lama de alimentação e o ar de flotação são reunidos sob pressão. A pressão é mantida por uma restrição localizada na extremidade posterior do interruptor.

Postagens relacionadas: