Quais represas de água interligadas da Sabesp e como funciona?
Índice
- Quais represas de água interligadas da Sabesp e como funciona?
- Como funcionam as represas da Sabesp?
- Como as represas são construídas?
- Qual ou quais são as fontes de abastecimento de água em nossa cidade São Paulo?
- Quais são as etapas de uma estação de tratamento de água?
- Quais as etapas de tratamento da água ETA )?
- Onde se localiza a represa de Furnas?
- Qual é o trabalho da Sabesp?
- Como funcionam as represas?
- Quais são as propriedades da Sabesp no estado de São Paulo?
- Como funciona o controle do nível da água na represa?
Quais represas de água interligadas da Sabesp e como funciona?
As represas são locais criados para a manutenção e o armazenamento de água que possa assegurar o abastecimento de pessoas, que podem ser utilizados para o abastecimento de água e de energia elétrica. As represas que fazem parte da sabesp são: Jaguari/Jacareí – Vargem. ... Águas Claras – Mairiporã/Caieiras.
Como funcionam as represas da Sabesp?
O controle do nível da água é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o “ladrão” das caixas d´água, deixando escapar o excesso. Essas estruturas permitem o escoamento quando o nível da represa atinge seu limite máximo; eles impedem que a água passe por cima da barragem.
Como as represas são construídas?
Uma barragem deve ser construída com material forte o suficiente para impedir a passagem da água. Algumas são feitas de terra e pedra compactadas, de modo a formar uma barreira resistente, mas a maioria é de concreto. ... Quando a água da represa atinge um nível considerado perigoso, parte dela é escoada por ali.
Qual ou quais são as fontes de abastecimento de água em nossa cidade São Paulo?
A região metropolitana de São Paulo é abastecida por seis sistemas de água: Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Grande, Alto Cotia e Rio Claro. Todos os reservatórios, segundo a Sabesp, atendem 19,01 milhões de pessoas em 29 cidades do estado, a maioria na Grande São Paulo.
Quais são as etapas de uma estação de tratamento de água?
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
- Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ...
- Decantação. ...
- Filtração. ...
- Desinfecção. ...
- Fluoretação.
Quais as etapas de tratamento da água ETA )?
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Onde se localiza a represa de Furnas?
A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.
Qual é o trabalho da Sabesp?
E o processo não consiste somente no transporte do produto, mas na preservação do mesmo desde a fonte de abastecimento até a entrega aos clientes. O trabalho da Sabesp começa nas represas ou poços onde é necessário ter o controle de armazenamento, condições e qualidade para envio às estações.
Como funcionam as represas?
As represas são operadas conforme normas aprovadas pela Agência Nacional de Águas, órgão federal, e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica, do Estado. São regras que determinam, por exemplo, que, quando o nível de uma represa atinge determinados valores, a água acumulada deve ser liberada.
Quais são as propriedades da Sabesp no estado de São Paulo?
Cantareira, Alto Cotia, Rio Claro e Fazenda Capivari: conheça as quatro propriedades da Sabesp que são essenciais para a região Dos cerca de 44 mil hectares que os quatro sistemas ocupam, 33 mil são de Mata Atlântica (ou 1,4% do remanescente desse bioma no Estado de São Paulo).
Como funciona o controle do nível da água na represa?
O controle do nível da água é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o “ladrão” das caixas d´água, deixando escapar o excesso. Essas estruturas permitem o escoamento quando o nível da represa atinge seu limite máximo; eles impedem que a água passe por cima da barragem.