Quais são os contratos futuros?
Quais são os contratos futuros?
Contrato futuro é um tipo de derivativo, sendo padronizado e negociado no mercado futuro. Trata-se de contratos de compra e venda de um determinado produto ou moeda. A B3 (a Bolsa de Valores brasileira) também age como reguladora das operações.
Quais são os ativos futuros?
Os futuros são basicamente de quatro grandes segmentos: juros, moedas, índices e commodities. Todos sempre padronizados e negociados no mercado de bolsa. Os investidores contam com toda a infraestrutura da B3 antes, durante e depois da negociação.
O que são ativos futuros?
O Mercado Futuro é um ambiente dentro da Bolsa de Valores, onde são negociados contratos de compra ou venda de ativos para uma data futura, daí o seu nome. ... Afinal, ao comprar um ativo futuro você também pode ganhar dinheiro com sua valorização ou ter perdas com sua desvalorização.
Quais os itens de contratos futuros?
Em cada negociação, apenas dois itens podem variar: a quantidade de contratos e o seu preço. Sendo uniformes, os contratos futuros atendem uma quantidade maior de investidores – e, por isso, possuem maior liquidez do que outros tipos de derivativos que não são padronizados.
Como especular com contratos futuros?
Também é possível especular com contratos futuros. Em vez de proteção, o especulador atua no mercado para lucrar. Seu objetivo é ganhar com os pequenos diferenciais de preços em cada compra e venda de um contrato. Importa menos o ativo subjacente – se é um futuro de dólar, juros ou soja.
Por que os contratos futuros são liquidados financeiramente?
A grande maioria dos contratos futuros são liquidados financeiramente, sem entrega física do ativo objeto. No caso dos contratos futuros que contemplam entrega física como, por exemplo, o contrato futuro do café e da soja, o investidor pode optar pela liquidação financeira ou liquidação física.
Como funciona a rolagem de contratos futuros?
A rolagem possibilita ao investidor que ele opere (comprar e vender) com dois vencimentos mantendo as mesmas condições. Muitas vezes, a operação de rolagem de contratos futuros serve para a verificação de uma tese de investimento, até a próxima data de liquidação pelo menos.