Como funciona Os bancos de sangue?
Como funciona Os bancos de sangue?
No banco, recebemos os doadores e fazemos as coletas. A próxima etapa chamamos de produção, que é todo o fracionamento do sangue. Cada bolsa que a gente colhe, fracionamos em hemocomponentes diferentes: o concentrado de hemácias, o concentrado de plaquetas, o plasma e o crioprecipitado.
Qual a finalidade do banco de sangue?
O banco de sangue trata-se de um órgão primordial para a saúde pública e tem por responsabilidade fornecer serviços provenientes à ajuda e manutenção do sistema de saúde.
É possível vender o sangue?
A Lei 10.205/01 em seu art. 14º e incisos, determina que o sangue doado seja para atendimento da população, deve ser doação voluntária, não remunerada, e proíbe a comercialização.
Qual o valor de uma bolsa de sangue?
Uma bolsa de sangue com 350 mililitros custa de 3 reais. A maioria dos pacientes recebe de duas a três bolsas. Se o doente passa mais de sete dias no hospital, costuma receber pelo menos uma bolsa para compensar o sangue perdido em sucessivas coletas para exames.
Quanto custa uma bolsa de sangue no hospital?
Uma bolsa de sangue com 350 mililitros custa de R$ 3. A maioria dos pacientes recebe de duas a três. Se o doente passa mais de sete dias no hospital, costuma receber pelo menos uma bolsa para compensar o sangue perdido em sucessivas coletas para exames.
Quais os setores de um banco de sangue?
Conheça um pouco sobre os serviços desenvolvidos em cada um deles:
- Setor de Coleta. ...
- Setor de Fracionamento. ...
- Setor de Sorologia. ...
- Laboratório de Imuno-hematologia de Doador. ...
- Setor de Estoque e Distribuição. ...
- Setor de Controle de Qualidade. ...
- Setor de Expurgo e Esterilização. ...
- Laboratório de Imuno-hematologia de Pacientes.
Quem não pode ser Doador de sangue?
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.