O que ocorre no microondas?
O que ocorre no microondas?
O forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. ... Estas ondas penetram até 5 cm na superfície dos alimentos, e o calor então é transmitido por condução.
Por que o micro-ondas faz mal?
Caso a radiação microondas fosse liberada em altos níveis, poderia causar aquecimento dos tecidos do corpo humano e até dificultar a circulação de sangue em locais mais sensíveis como os olhos ou os testículos, por exemplo. Mesmo assim, a pessoa necessitaria ficar exposta por muito tempo seguido.
Como funciona o forno de micro-ondas?
A caixa interna metálica e a grade na porta do forno, que fica junto ao vidro e se parece com uma tela, blindam o produto, impedindo que a radiação de micro-ondas escape do forno. O sistema que não permite que o forno de micro-ondas funcione com a porta aberta também é mais uma camada de segurança.
Como nasceu o forno de microondas?
Assim surgiu, no início dos anos 50, o primeiro forno de microondas. “O magnetron recebe, de um transformador, uma tensão fixa de cerca de 400 volts e gera dentro do aparelho ondas eletromagnéticas de 2,45 GHz”, afirma o engenheiro Marco Antônio Dalpossi, da Escola Politécnica da USP.
Quais são as microondas?
Microondas são ondas eletromagnéticas de alta freqüência, como as de rádio. Em 1939, o físico americano Albert Wallace Hull desenvolveu o magnetron ...
Qual a fricção entre as microondas?
A fricção entre elas produz calor, cozinhando o alimento. As microondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície, como ocorre nos fornos convencionais. Além disso, não fazem vibrar as moléculas de vidro ou plástico, que não se aquecem no interior do forno.