Como funciona os equipamentos à prova de explosão?

Índice

Como funciona os equipamentos à prova de explosão?

Como funciona os equipamentos à prova de explosão?

Equipamentos à prova de explosão são aqueles nos quais as partes internas centelhantes, que podem causar a ignição de uma atmosfera explosiva de gases inflamáveis, são confinadas no interior de um invólucro, que é capaz de suportar a pressão desenvolvida durante uma explosão interna de uma mistura explosiva e que ...

Quais os elementos condição necessários para que ocorra uma explosão?

Para que ocorra uma explosão é necessário a combinação de três elementos:

  • Fonte de ignição: que podem ser faíscas elétricas ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas);
  • Comburente: que neste caso é o oxigênio (como o ar é composto por oxigênio, então este elemento está presente em toda parte);

O que é preciso para ter uma explosão?

A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.

Quais são os critérios para considerar área classificada?

A classificação de áreas de um local começa com a análise da probabilidade da existência ou aparição de atmosferas explosivas. É necessário que existam produtos que possam gerar essas atmosferas explosivas podendo ser gases inflamáveis, líquidos inflamáveis ou ainda poeiras/fibras combustíveis.

O que é equipamento ex D?

Os materiais “à prova de explosão” conhecidos pela marcação “Ex d” são os que costumam gerar mais curiosidade em relação ao seu funcionamento. Esta proteção foi uma das pioneiras no setor de áreas classificadas. ... Quando a ignição acontece, o equipamento tem literalmente uma explosão na parte interna.

Postagens relacionadas: