Como funciona uma vídeo aula?
Índice
- Como funciona uma vídeo aula?
- O que é vídeo didático?
- Para que serve o vídeo aula?
- Como fazer um vídeo didático?
- Qual diferença e os benefícios de uma Vídeo-aula e da aula online?
- O que são aulas videográficas?
- Como explorar um vídeo em sala de aula?
- Como gravar uma Vídeo-aula com celular?
- Como fazer um vídeo para alunos?
- Quais são as vídeo-aulas?
- Como funcionam as aulas online?
- Qual a vantagem de assistir aulas em tempo real?
- Como se concentrar nas aulas?
Como funciona uma vídeo aula?
Vídeo-aulas: são aulas gravadas em vídeo às quais o aluno pode assistir quando, onde e quantas vezes quiser. Elas são acessadas pela internet e ficam armazenadas em um ambiente especialmente desenvolvido para promover o aprendizado.
O que é vídeo didático?
Um vídeo didático é um capítulo do material didático basilar num curso EaD. Portanto, ao optar pelo uso da linguagem audiovisual deve-se ter clareza sobre os motivos dessa escolha.
Para que serve o vídeo aula?
Uma videoaula é uma aula gravada e distribuída em forma de vídeo. ... As videoaulas são muito usadas na educação à distancia, com o objetivo de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso. É um importante recurso didático que auxilia na fixação de conteúdos. O formato pode variar.
Como fazer um vídeo didático?
Para fazer uma boa videoaula, além de atenção e dedicação, é necessário:
- PLANEJAR,
- Observar a QUALIDADE do conteúdo,
- Cuidar da IMAGEM e do TEMPO da gravação,
- Apresentar uma boa FINALIZAÇÃO do material.
Qual diferença e os benefícios de uma Vídeo-aula e da aula online?
A grande diferença do gravado para o ao vivo é a possibilidade de personalização. Não há dúvidas da eficácia do aprendizado quando podemos tornar o conteúdo mais significativo para o aluno.
O que são aulas videográficas?
Videografia é o processo de criação de vídeos, que são a gravação de imagens em movimento em mídias físicas ou eletrônicas. O termo também é usado para designar uma coleção de vídeos por um artista, similar à discografia ou filmografia.
Como explorar um vídeo em sala de aula?
Após assistir um trecho do vídeo, cronometre um período curto (2-4 minutos, no máximo) e peça aos alunos anote todos os pensamentos que vêm à mente sobre o que viram neste tempo. Repita a ação algumas vezes durante o filme. Isso manterá a concentração e evitará que conceitos importantes sejam deixados para trás.
Como gravar uma Vídeo-aula com celular?
Para quem tem smartphone Android, a melhor opção para começar é um aplicativo chamado VideoShow, disponível gratuitamente na Play Store. Ele integra em um só lugar fotos, vídeos, músicas e textos, permitindo que qualquer pessoa possa editar de maneira simples uma apresentação em vídeo de boa qualidade.
Como fazer um vídeo para alunos?
1 – Como preparar uma videoaula
- a) Prepare um roteiro. Planejar e estudar um roteiro é fundamental. ...
- b) Escolha o equipamento. ...
- c) Monte um ambiente de gravação. ...
- d) Conheça o público alvo. ...
- e) Elabore conteúdos e materiais extras.
- f) Ofereça um diferencial. ...
- g) Crie uma storyline. ...
- h) Planeje e controle o tempo.
Quais são as vídeo-aulas?
As vídeo-aulas, modelo comumente adotado em cursos online e na modalidade EAD, são aulas previamente gravadas por professores, geralmente em estúdios, que ficam armazenadas em um ambiente específico para que os alunos possam assistir quando, onde e quantas vezes quiserem.
Como funcionam as aulas online?
Conheça o Compare TechTudo Como funcionam as aulas online? As aulas online são ministradas pelos professores em suas próprias casas e transmitidas ao vivo pela Internet, para que os alunos consigam acompanhar e participar em tempo real, também em suas respectivas residências ou em qualquer lugar que tenha acesso à Internet.
Qual a vantagem de assistir aulas em tempo real?
Uma das principais vantagens é a possibilidade de assistir aulas em tempo real e em qualquer lugar, no computador, no celular ou tablet.
Como se concentrar nas aulas?
Para se concentrar nas aulas, o aluno deve trabalhar o foco e a disciplina, o que pode aumentar sua autonomia como estudante e futuro profissional. Além disso, o estudo em casa pode ser mais econômico, já que o aluno não terá custos com deslocamento e alimentação fora de casa.