Quais as diferenças na tributação de um estabelecimento físico e das atividades de E-commerce?

Índice

Quais as diferenças na tributação de um estabelecimento físico e das atividades de E-commerce?

Quais as diferenças na tributação de um estabelecimento físico e das atividades de E-commerce?

Porém, na prática, não existe uma grande diferença entre a tributação de um e-commerce e um estabelecimento físico. A única alteração em relação aos dois tipos de negócio é o ICMS. Afinal, esse imposto é recolhido de acordo com o estado em que a transação é realizada.

Quais os impostos que uma loja virtual paga?

Os principais impostos Uma loja exclusivamente virtual, que compra e revende produtos pela internet, assim como uma loja física, paga ICMS (imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias), PIS e COFINS (sobre o faturamento) e IRPJ e CSLL (sobre o resultado operacional).

Como fica o recolhimento do ICMS nas vendas via internet?

Desde janeiro de 2019, o pagamento do tributo passou a ser feito apenas para o estado do comprador, simplificando o processo de venda e de pagamento do imposto por parte da loja virtual. Em geral, a alíquota média de ICMS representa entre 17% a 20% do valor total do produto.

Como tributar E-commerce?

Quem trabalha com lojas virtuais podem optar por 3 diferentes modelos tributários: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Cada modelo é diferenciado centralmente de acordo com o faturamento apresentado pela loja.

Qual melhor regime tributário para E-commerce?

O Lucro Presumido é ideal para lojas virtuais com maior margem de lucro. No regime do Lucro Real, depreciações, amortizações e juros reduzem tributos. Também pode se aproveitar créditos de PIS e Cofins.

Como pagar menos Imposto E-commerce?

Quando o faturamento da loja virtual começa a aumentar, o melhor caminho para o empreendedor pagar menos impostos e gerenciar melhor seu negócio é abrir uma empresa. Quem trabalha com e-commerce pode abrir MEI e continuar com sua loja em marketplaces como o Mercado Livre e outras plataformas.

Quais os impostos que uma loja paga?

Quais impostos uma loja de roupas paga?

  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • PIS – Programa de Integração Social;
  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • ISS – Imposto Sobre Serviços;
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;

Quanto de Imposto paga uma loja?

No caso de companhias de serviços, o valor é de 32%, e, de comércio, 8%. É cobrado 15% de CSLL e IRPJ sobre o lucro mais o montante dos demais impostos em função da movimentação financeira feita pela empresa. Depois do Simples Nacional, costuma ser um regime tributário bastante adotado por pequenas empresas.

Como declarar vendas pela internet?

Uma delas é quando a pessoa é autônoma e vende produtos pela internet. Na transação, o dinheiro vai para uma conta de pessoa física, mesmo se tratando de negócios. Para declarar esse valor no Imposto de Renda, é preciso informar o total recebido na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior.

Quando é aplicado o Difal?

O Difal é recolhido no momento da emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) pelo vendedor, quando a venda é realizada a não contribuintes do ICMS. Se a venda ocorrer entre dois contribuintes do ICMS, a diferença deve ser paga pela empresa que está comprando o produto ou serviço (estado de destino).

Postagens relacionadas: