Como funcionam detectores lineares?

Índice

Como funcionam detectores lineares?

Como funcionam detectores lineares?

O detector linear funciona por feixe de luz e detecta (analisa) fumaça e fumos em ambiente abertos. É constituído de um emissor e um refletor desse feixe de luz, quando existe fumaça, acontece uma perturbação desse feixe de luz e o detector é disparado.

Em quais aplicações a detecção linear é recomendada?

São recomendados em ambientes onde haja o surgimento rápido de chama ou em ambientes abertos ou semi-abertos, onde a ação de vento pode favorecer a dissipação de fumaça e calor do ambiente, eliminando os fatores de ação dos dispositivos detectores de fumaça ou de temperatura.

Onde instalar detectores de fumaça?

Preferencialmente, os detectores devem ser instalados no centro do teto, uma vez que a fumaça, vapor e labaredas sempre sobem. Se, por alguma razão, não for possível instalá-los desta forma,deverão ser posi- cionados no teto, a uma distância mínima de 10 cm de uma das paredes.

Quais são os detectores automáticos?

Segundo a sua geometria, os detectores automáticos são classificados em: §Pontuais:analisam o fenómeno num ponto; §Lineares:analisam o fenómeno ao longo de uma linha contínua; §Volumétricos:analisam o fenómeno num determinado volume; §Multipontuais:analisam o fenómeno na vizinhança de um número determinado de pontos. Classificação funcional

Qual é a classificação dos detectores?

Qualquer que seja o tipo de detector, o cálculo da sua quantidade terá sempre que observar rigorosamente as características e o raio de acção de cada detector, assim como as regras de arte. Em [9], a classificação dos detectores é baseada nos resultados dos exames feitos pelas instituições competentes, de acordo com as normas aplicáveis: NP EN 54.

Como funciona o detector de alarme?

A alteração da corrente eléctrica que daí resulta, fará actuar o sinal. O detector mais simples é constituído por uma única resistência e define um patamar de alarme. O detector mais completo reage igualmente com o gradiente de temperatura. Estes detectores só são vocacionados para incêndios de desenvolvimento rápido.

Como é um detector de metais?

Um detector de metais consiste basicamente em uma bobina enrolada num núcleo de ferro. A bobina é percorrida por uma determinada corrente elétrica, que gera um campo magnético. Uma bobina é um conjunto de esperas condutoras. Quando o detector é aproximado de um objeto metálico, ocorre uma variação no fluxo magnético através do objeto ...

Postagens relacionadas: