Como era composto o Eforato e qual era o seu papel?

Índice

Como era composto o Eforato e qual era o seu papel?

Como era composto o Eforato e qual era o seu papel?

O eforato é a autoridade mais poderosa do Estado e reduz ao mínimo o poder político da realeza. ... Foi criado o Conselho dos Eforas, constituído por cinco cidadãos eleitos pela Assembléia, que assumiam a defesa dos privilégios da aristocracia frente ao poder real e da ameaça dos escravos.

Como funciona a sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Como era o regime espartano?

Aristocracia MonarquiaRepúblicaDiarquia Esparta/Governo

Qual era a função da Eforato?

4) Eforato: composto por 5 éforos, eleitos anualmente pela Ápela, podendo ser reeleitos. Governavam a cidade, participando das reuniões da ápela e da gerúsia, controlavam a vida econômica e cultural da cidade, tinham o poder de veto nos projetos de leis e fiscalizavam os reis.

Qual era a função dos Eforos?

Platão os chamava de tiranos déspotas de Esparta, enquanto os reis eram pouco mais do que os generais. Um ou dois éforos acompanhavam o rei em campanhas militares estendidas como um sinal de controle, e chegaram a ganhar a capacidade de declarar guerra em alguns pontos da história espartana.

Como era organizada a sociedade espartana apresente as principais características?

A sociedade espartana era estamental, que é uma Sociedade onde tem seus níveis sociais (estamentos) divididos e hierarquizados, dando total poder aos membros dos grupos superiores, sem a possibilidade de membros de algum grupo passar para outro.

Postagens relacionadas: