Como funcionam os radares de controle de velocidade?

Índice

Como funcionam os radares de controle de velocidade?

Como funcionam os radares de controle de velocidade?

Seu funcionamento é bastante simples e acontece sem qualquer intervenção humana. São três laços detectores em cada faixa de uma via, distantes 3 metros um do outro. Quando um veículo passa, os laços calculam sua velocidade. Se estiver acima do permitido no local, a câmera fotográfica é acionada.

Quanto tempo a multa pode ficar em tramitação?

30 dias Perante a lei, independentemente da infração ser estadual, municipal ou federal, o prazo máximo para registro por parte dos órgãos de trânsito no sistema do Detran é de 30 dias corridos.

Como se defender de uma multa de radar?

Ao receber a Notificação de Autuação, você pode recorrer à defesa prévia. Nesse primeiro recurso, você pode se defender apontando erros formais ou processuais. Certos erros são relacionados ao registro da infração. O aparelho de radar deve cumprir algumas exigências, segundo o artigo 2º da Resolução 396 do CONTRAN.

Como justificar excesso de velocidade?

É possível encontrar uma justificativa para multa de velocidade por conta de alguma outra irregularidade. Essa irregularidade pode estar no local onde o radar estava, na sinalização da via ou no auto de infração lavrado pelo órgão de trânsito.

Como recorrer de uma multa por excesso de velocidade?

Sim, é perfeitamente possível recorrer da multa por excesso de velocidade. Para isso, é importante que você não foque no motivo que o levou a desrespeitar a lei. Na verdade, entrar no mérito da questão é irrelevante para a autoridade de trânsito ao julgar um recurso.

Quais são as exigências de um radar de velocidade?

Para serem válidas as fiscalizações efetuadas por um radar de velocidade no Brasil, são necessárias algumas exigências, as quais estão presentes no artigo 2º da Resolução 396 do Contran: “Art. 2º O medidor de velocidade dotado de dispositivo registrador de imagem deve permitir a identificação do veículo e, no mínimo:

Por que foi apanhada em excesso de velocidade por um radar?

Uma pessoa que seja apanhada em excesso de velocidade por um radar, foi apanhada por duas ou uma razão de duas possíveis, a meu ver: porque não sabia que estava lá o radar e porque não foi educada para cumprir as regras de trânsito. Mas seja como for, o radar escondido não evita que as pessoas excedam os limites de velocidade.

Quando é obrigatório fazer inspeção nos radares?

A cada 12 meses, é obrigatório que se faça inspeção nos radares. Um ponto polêmico referente à medição de velocidade diz respeito à sinalização. Até o ano de 2014, existia a exigência de sinalização que avisasse a existência dos radares na via.

Será que os radares devem estar visíveis aos condutores?

Agora o organismo que tutela o trânsito indica que todos os radares devem estar visíveis aos condutores, ou seja, não podem estar escondidos atrás de pontes, viadutos e rails.

Postagens relacionadas: