Como funcionavam as primeiras máquinas térmicas?
Índice
Como funcionavam as primeiras máquinas térmicas?
No século I d.C. um inventor grego, Heron de Alexandria, construiu um dispositivo que era constituído por uma esfera de metal com dois furos, dos quais escapava ar quente, vapor, que provinha do aquecimento da água. Este dispositivo criado por Heron era uma máquina térmica: transformava calor em trabalho mecânico.
Quais são as primeiras máquinas térmicas?
A primeira máquina térmica de que se tem registros é a máquina de Heron. Esta é uma máquina a vapor que foi construída no século I d.C. com o objetivo de divertir as pessoas.
Quais são as máquinas térmicas?
Exemplos de máquinas térmicas
- motores de combustão interna – motores movidos a gasolina, álcool, diesel, GLP e querosene;
- máquinas movidas a vapor – locomotivas, máquinas de tecer;
- usinas termoelétricas;
- refrigeradores e ar-condicionado – máquinas térmicas invertidas, chamadas de refrigeradores ou bombas de calor.
Como funcionam as máquinas térmicas?
Pois bem as máquinas térmicas são mecanismos construídos de modo que aproveitam a energia térmica para transformá-la em energia mecânica. Nesses casos, o calor pode ser produzido pela queima de algum elemento combustível, que pode ser o carvão extraído das minas, petróleo, gás natural; ou vindo de um sistema mais complexo.
Qual foi o primeiro projeto de máquina térmica?
Veja a seguir uma ilustração dessa máquina. O primeiro projeto bem-sucedido de máquina térmica foi o do inglês, engenheiro militar, Capitão Thomas Savery desenvolvido em 1698, servindo como uma bomba d'água.
Qual a potência de uma máquina térmica?
A potência é uma grandeza física escalar e é medida em watts. O rendimento, por sua vez, mede o quanto da potência recebida por um sistema pode ser aproveitado. Acesse este artigo e aprenda a calcular o rendimento de uma máquina térmica real e de uma máquina térmica ideal, também chamada de máquina de Carnot.
Qual é a porção de energia de uma máquina térmica?
Em todas as máquinas térmicas, há uma fonte quente e uma fonte fria. Chamamos de trabalho a porção de energia que uma máquina térmica foi capaz de converter em energia mecânica.