Como funcionavam as comunidades Gentílicas?

Índice

Como funcionavam as comunidades Gentílicas?

Como funcionavam as comunidades Gentílicas?

Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas. ... O trabalho nos genos era exercido coletivamente.

Como estava organizada as comunidades Gentílicas E o que levou a sua desestruturação?

No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. ... Com a vindoura desestruturação da comunidade gentílica, a proximidade com o pater seria elemento determinante para um novo rearranjo social das populações gregas.

Como funcionava o sistema gentílico na Grécia?

O genos constituía a primitiva unidade econômica, social política e religiosa dos gregos. Todo o grupo vivia sob a autoridade do pater (patriarca) que, ao morrer, era sucedido pelo primogênito, e assim sucessivamente.

Quais povos formaram as comunidades Gentílicas?

Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais.

Por que as comunidades Gentílicas entraram em crise?

Nesses moldes, a terra tinha uso coletivo e as atividades eram organizadas pela figura do pater. Ao fim desse período, observamos que as comunidades gentílicas entraram em crise a partir do momento em que as técnicas de produção não conseguiam distribuir recursos iguais entre os integrantes da comunidade.

Como eram as comunidades gregas?

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

O que surgiu a partir da desintegração do genos?

Sua desintegração deu-se com o constante crescimento populacional (faltavam alimentos para todos os membros da geno), logo, o patriarca de cada geno dividiu suas terras e acabou atribuindo para si e para membros mais próximos de sua família maiores quantidades de terra, tornando-se um grande proprietário.

Qual o gentílico da Grécia?

Lista de topônimos e gentílicos em português
Forma breveNome oficialGentílico
a Geórgiaa Geórgiageorgiano
GranadaGranadagranadino
a Gréciaa República Helênicagrego
a Guatemalaa República da Guatemalaguatemalteco
Mais 105 linhas

O que foi a primeira diáspora e como se organizava o sistema gentílico?

A primeira diáspora grega foi um processo migratório, ocorrida por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia antiga, resultando na dispersão de povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Quem era o pater nas comunidades Gentílicas?

No período das comunidades gentílicas, grupos de pessoas, eram famílias constituídas por um grande número de pessoas, que se estabeleceram na Grécia, eram chamados de Genos. Tinham o patriarca, ou pater como líder dessa organização hierárquica.

Postagens relacionadas: