Como funcionava o controle de Portugal sobre a exploração de ouro das minas?

Índice

Como funcionava o controle de Portugal sobre a exploração de ouro das minas?

Como funcionava o controle de Portugal sobre a exploração de ouro das minas?

Resposta:Em 1702, temos a criação da Intendência das Minas. Este órgão era encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos sobre a Mineração, e julgar os crimes praticados na região em nome da Coroa de Portugal.

Como eram feitos os contrabandos do ouro e diamantes na colônia portuguesa?

Aqui, a exploração teve como base especialmente o ouro e o diamante depositados nas jazidas de Minas Gerais. ... Por um lado, os próprios mineradores tentavam driblar a fiscalização, escondendo o ouro em suas roupas, bolsas e até mesmo nos animais que realizavam o transporte na época, como as mulas e bois.

O que eram a captação?

A captação era um imposto cobrado pela Coroa portuguesa, para os escravos, a produção das minas, e os baixa renda. Já o quinto foi o imposto aderido pela Coroa portuguesa para que 20% da extração das minas fosse direcionada a ela.

Como Portugal cobrava o imposto sobre o ouro?

O imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro encontrado em suas colônias correspondia a 20%, ou seja, 1/5 (um quinto) do metal extraído que era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Este absurdo e altíssimo imposto, foi intitulado "O Quinto".

Qual era a função da Intendência das minas?

Intendência das Minas foi um órgão criado para cobrar os impostos e superintender todo o serviço de mineração em 1702, após a confirmação da existência de grandes quantidades de ouro na área do Rio das Velhas. Foi criada uma Intendência para cada capitania do Brasil em que houvesse extração de ouro.

Como acabar com a exploração do ouro?

Para garantir o lucro com a exploração do ouro a arrecadação de tributos foi constante, na tentativa de acabar com o contrabando e aumentar a arrecadação. Para isso impostos como o Quinto foram criados. Este estabelecia que a quinta parte do ouro extraído pertencia ao rei e as formas de cobrança desse imposto foram bastante violentas.

Como foi descoberto o ouro em Minas Gerais?

Ciclo do Ouro em Minas Gerais. As grandes jazidas de ouro foram descobertas em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, onde foram divididas em forma de lavras (lotes auríferos para exploração, a exemplo das sesmarias latifundiárias de monocultura).

Qual a data do ciclo do ouro em Minas Gerais?

O descobridor podia escolher duas datas, a seguinte ficava com a Coroa, e as demais eram distribuídas entre os mineradores (as maiores para quem tivesse mais escravos). Um dos episódios marcantes das revoltas que aconteceram durante o Ciclo do Ouro em Minas Gerais foi a Guerra dos Emboabas, de 17.

Como funciona o sistema de mineração do ouro?

Mas, o sistema permanecia ‘vigente’, como uma ameaça permanente da Coroa; O clima de insatisfação com os mecanismos de coleta e cobrança de impostos sobre a mineração do ouro foi se acumulando, e funcionou como um meio para a emergência da Inconfidência Mineira, em 1789.

Postagens relacionadas: