Como funcionava a organização da Eclésia em Atenas?

Índice

Como funcionava a organização da Eclésia em Atenas?

Como funcionava a organização da Eclésia em Atenas?

A Eclésia possuía funções legislativas e deliberativas: propunha, discutia e aprovava as leis e o ostracismo; designava por eleição ou sorteio, os magistrados e fiscalizava a sua actuação; decidia sobre a guerra ou a paz; negociava e ratifica tratados; controlava as finanças e as obras públicas; julgava crimes ...

Quais responsabilidades o Bulé acumulava?

O principal papel da bulé era recolher as propostas de lei feitas pelos cidadãos, os probuleuma (προβούλευμα), estudá-las e estabelecer a ordem do dia das sessões da eclésia, que deveria convocar.

O que eram Eclésia e Bulé em Atenas?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

O que era a bulé Brainly?

Resposta: A Bulé (IPA: [buːˈlɛː], em grego Βουλή: "conselho", plural: boulai) era uma assembleia restrita de cidadãos encarregados de deliberar sobre os assuntos correntes nas polis (cidades) da Grécia Antiga.

O que acontecia nas Eclésia e na Heliae?

A Eclésia (ou assembléia popular) agia como legislativo popular, onde votavam-se as leis, enquanto na Bulé (também legislativa) as leis eram elaboradas, ou seja, criadas. O Helieu desempenhava função de judiciário, responsável pelos processos comuns.

Qual é o significado de bulé?

Recipiente para servir usualmente chá, mas que também pode ser usado para servir outras bebidas, como café.

Quais eram as funções dos estrategos?

Em questões domésticas, os estrategos eram responsáveis por convocar cidadãos e metecos para o serviço militar, e por organizar a manutenção e o comando dos navios através do sistema de trierarquias.

Como se organiza e funcionava a democracia ateniense?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Postagens relacionadas: