Quais as consequências da desagregação do sistema gentílico?

Índice

Quais as consequências da desagregação do sistema gentílico?

Quais as consequências da desagregação do sistema gentílico?

No plano político, a desagregação das genos (reunião, em um mesmo lar, de todos os descendentes de um mesmo antepassado) diluiu o poder do Basileus (reis). Os eupátridas (nobres aristocratas) restringiram o seu poder e subordinaram-no ao Conselho de Anciãos que, por sua vez, passou a ter poder deliberativo.

Por que o genos se desintegrou e qual a consequência disto?

Com o passar dos tempos, os genos começaram a se desintegrar. Isso ocorreu pelo fato de haver um crescimento da população, que não foi acompanhado pelo aumento da produção e ampliação de terras.

O que foi a sociedade Gentilica?

Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas. ... O trabalho nos genos era exercido coletivamente.

O que provocou a desagregação dos genos?

b) Os genos desagregaram-se porque: faziam uso de técnicas rudimentares que não acompanhavam o crescimento da população; passaram a utilizar terras menos férteis e a usar mão-de-obra suplementar; a terra começou a ser dividida em núcleos cada vez menores e insuficientes para exploração.

O que que é gentílico?

[ Gramática ] Que indica a naturalidade ou a nacionalidade. 3. [ Gramática ] Nome designativo da ligação de alguém relativamente ao lugar (país, região, estado, cidade) onde nasceu, habita ou ao qual pertence (ex.: portuense é o gentílico dos naturais da cidade do Porto).

O que era o Geno?

Geno (em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").

Quais os grupos que descendem os gregos?

Os povos que deram origem à sociedade grega antiga eram os aqueus, eólios, jônios e dórios.

Qual era a função das comunidades Gentílicas?

A sociedade gentílica tinha a vida norteada pela crença na religião doméstica e pelo poder paterno que a representava, e pela necessidade de manutenção da coletividade imposta pela tradição familiar, para a sobrevivência da comunidade.

Postagens relacionadas: