O que é complemento verbal exemplos?

Índice

O que é complemento verbal exemplos?

O que é complemento verbal exemplos?

Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)

Como descobrir o complemento de um verbo?

OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.

Como classificar o complemento verbal?

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Quais são todos os complementos verbais?

O complemento verbal tem exatamente a função de completar o sentido dos verbos transitivos diretos e transitivos indiretos. São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

Qual é a diferença entre complemento verbal e objeto indireto?

Os complementos verbais servem para completar o sentido de certos verbos, sendo que o objeto direto completa o sentido de um verbo transitivo direto, sem a necessidade de preposição. Já o objeto indireto completa o sentido de um verbo transitivo indireto e regido por preposição, obrigatoriamente.

Qual é o complemento desse verbo?

Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.

Quanto à transitividade como podem ser classificados os verbos?

O verbo, quanto à predicação, pode ser classificado em: - Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. ... - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).

Como se classifica o complemento o relógio?

o complemento verbal "relógio" é um objeto direto. Se substituirmos por um pronome oblíquo, teremos "Mostrei-o".

Quais complementos são objetos diretos?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição.

Quais são os complementos verbales?

São os verbos cuja relação com o seu complemento é construída de modo direto, ou seja, sem a presença de preposições que se interponham entre eles. Assim, nessa relação, o complemento verbal é denominado objeto direto. Considere os seguintes exemplos: João trazia suas ferramentas na mala.

Quais são os complementos verbais?

Os complementos verbais, como o próprio nome indica, ligam-se a verbos transitivos para tornar completo o seu sentido. Observe a oração abaixo: Eu comprei uma casa. Nessa oração, é possível perceber que, se nós interrompermos o enunciado no verbo, ele pedirá uma informação maior.

Quais são os verbos de dois complementos?

São verbos que necessitam de dois complementos, dois objetos - direto e indireto, respectivamente - para transmitirem a ação verbal. Alguns exemplos: Dona Rosa oferecia refeições aos pobres. A professora ensinou a matéria aos alunos. Sem que fosse visto, o menino entregou a carta ao pai.

Qual o complemento do verbo “solicitar”?

Percebe-se que, nos exemplos acima, os verbos “solicitam” que o complemento indique: o que se oferecia (refeições) e a quem (aos pobres); o que se ensinou (a matéria) e a quem (os alunos); e o que se entregou (a carta) e a quem (o pai). Em alguns casos, é o emprego do verbo na oração que vai determinar a sua transitividade.

Postagens relacionadas: