Como pagar aposentadoria sendo autônomo?

Índice

Como pagar aposentadoria sendo autônomo?

Como pagar aposentadoria sendo autônomo?

4 passos para pagar o INSS como autônomo

  1. Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
  2. O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
  3. Escolher o tipo de contribuição;
  4. Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).

Como contribuir com o INSS para aposentadoria?

Contribuição de profissionais sem registro Nessa condição de pagamento do carnê de GPS o trabalhador pode optar por contribuir pela alíquota de 20% do salário mínimo, que garantirá todos os benefícios da previdência, ou ainda 11% que não dá acesso à aposentadoria por tempo de contribuição.

Como pagar aposentadoria à parte?

A Guia da Previdência Social pode ser paga por aplicativo, site ou banco, além disso também é possível o pagamento nas agências lotéricas. No entanto, não se esqueça que o prazo para pagamento é até todo dia 15 do próximo mês de cada contribuição mensal e essa data não pode ser alterada.

Qual a aposentadoria do autônomo por idade?

Aposentadoria do Autônomo por idade (Contribuição de 11%) Os que contribuem ao INSS com 11% do salário mínimo terão direito a se aposentar por idade. Sendo exigido o mínimo de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres.

Como planejar a aposentadoria para autônomos?

A aposentadoria para autônomos não é uma tarefa simples de ser planejada. Se você é um profissional que trabalha por conta própria, provavelmente a sua capacidade laboral é a sua maior garantia e, hoje, você assume seus próprios riscos. No entanto, é importante ter sempre em mente que o tempo passa, e a velhice chega para todos.

Quem se encaixa na aposentadoria para autônomos?

Agora, quem se encaixa na aposentadoria para autônomos? A regra diz que todos os trabalhadores que atuam sem ser celetistas, ou seja, sem ter a carteira assinada por uma empresa, podem atuar como autônomos.

Como garantir a aposentadoria?

O trabalhador informal pode optar por fazer recolhimentos no plano normal ou no plano simplificado. O primeiro passo para garantir a aposentadoria é ser filiado ao INSS. Para isso é preciso fazer inscrição no Programa de Integração Social (PIS). Nota-se que quem trabalhou com carteira assinada anteriormente, já tem esse número.

Postagens relacionadas: