Como identificar o objeto indireto na oração?

Índice

Como identificar o objeto indireto na oração?

Como identificar o objeto indireto na oração?

O objeto indireto é representado por substantivos, pelos pronomes oblíquos lhe e lhes e por orações subordinadas substantivas objetivas indiretas.

Como identificar o objeto indireto?

Objeto indireto (OI) é o complemento verbal que se liga ao verbo por meio de preposição. Esse tipo de complemento aparece com verbostransitivos indiretos (VTI) ou verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

O que é objeto indireto Cite exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

O que é objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

O que é o objeto indireto?

É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

O que é objeto na análise Sintatica?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

O que é objeto exemplos?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: ... Você conhece o José? (o José = objeto direto)

Quais são os objetos indiretos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Que pode ser objeto indireto?

Do ponto de vista da sintaxe, objeto indireto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto e vem sempre acompanhado de preposição. O objeto indireto pode ser formado por substantivo, ou pronome substantivo, ou numeral, ou ainda, uma oração substantiva objetiva indireta. ...

Como identificar o objeto?

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

Como confundir o objeto indireto com o objeto direto?

É importante não confundir o objeto indireto com o objeto direto preposicionado. O objeto indireto exige preposição para completar o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso é feito para evitar ambiguidades ou por questões linguísticas.

Como funcionam os objetos indiretos?

Substantivos e pronomes também funcionam como objetos indiretos. Esses objetos são os beneficiários ou destinatários da ação em uma sentença. Objetos indiretos respondem às perguntas “para quem” e “para quê”.

Qual é o objeto em uma frase?

O objeto em uma frase é, geralmente, o destino de uma ação ou o destino do verbo usado na frase. Se o sujeito é o executor, aquele que executa a ação, o objeto, em si, é aquele que recebe a ação. Tipos de objetos

Como identificar esse tipo de objeto?

Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração. Se o sujeito e o verbo conseguem obter a resposta para “o que” com o restante da frase, temos um objeto direto. Veja alguns exemplos para facilitar:

Postagens relacionadas: