Quais sãos os bens que podem ser gravados por usufruto?

Índice

Quais sãos os bens que podem ser gravados por usufruto?

Quais sãos os bens que podem ser gravados por usufruto?

Prevê o art. 1.390 do Código Civil vigente que “o usufruto pode recair em um ou mais bens, móveis ou imóveis, em um patrimônio inteiro ou parte deste, abrangendo-lhe, no todo ou em parte, os frutos e utilidades”. Os bens podem ser corpóreos ou incorpóreos.

Como calcular o valor do usufruto na doação?

§ 2º - Nos casos a seguir, a base de cálculo é equivalente a:

  1. 1/3 (um terço) do valor do bem, na transmissão não onerosa do domínio útil;
  2. 2/3 (dois terços) do valor do bem, na transmissão não onerosa do domínio direto;
  3. 1/3 (um terço) do valor do bem, na instituição do usufruto, por ato não oneroso;

Quanto custa para extinguir usufruto?

A renúncia pode ser gratuita, extinguindo simplesmente o usufruto, caso em que será nula se fraudar credores, ou, ainda, onerosa sob a forma de venda. Deve tal renúncia constar de escritura pública, se o direito se refere a bens imóveis.

Como deve ser registrado o usufruto do imóvel?

O testamento ou o contrato que constitui o usufruto de imóvel deve ser registrado em cartório mediante apresentação de documentos como RG, CPF, certidão de casamento e matrícula do imóvel — informe-se junto ao cartório escolhido quanto à documentação requerida. Realizado esse procedimento, é imprescindível que o usufruto conste na matrícula do ...

Qual a renúncia ao usufruto de imóvel?

A renúncia do usufrutuário ao usufruto, o fim de seu prazo (quando houver tal estipulação) e a deterioração do bem por parte do usufrutuário são exemplos que ensejam o cancelamento do usufruto de imóvel.

Quais são as vantagens do usufruto?

Dentre as vantagens do usufruto, está a facilitação da transmissão dos bens após a morte do doador. Por exemplo, se um pai doa ao filho um imóvel com reserva de usufruto, a nua-propriedade do imóvel é transferida, mas quem continua usufruindo do bem é o pai.

Por que o usufruto é algo temporário?

Portanto, concluindo, o usufruto acaba por ser sempre algo temporário, visto que não produz quaisquer efeitos para além da vida do usufrutuário, e pode ser uma boa forma de doar/vender os seus bens em vida, garantindo que continua a dispor dos mesmos, não tendo riscos para nenhuma das partes. Obrigado por subscrever!

Postagens relacionadas: