Como configurar Arduino Nano?

Índice

Como configurar Arduino Nano?

Como configurar Arduino Nano?

Para habilitar um computador para programar o Arduino Nano do kit são necessárias duas etapas:

  1. Instalar o driver (programa que permite a comunicação com o Arduino via porta USB do computador) do adaptador USB-Serial (embutido no Arduino).
  2. Instalar o programa com o ambiente de programação (Arduino IDE).

Como gravar ATMEGA328P com Usbasp?

1 Chip ATmega328P. 1 Módulo Gravador AVR USBasp....Vamos aos passos:

  1. Instalação do USBasp e seus drivers.
  2. Criação do programa na IDE do Arduino.
  3. Geração do arquivo HEX à partir do programa criado na IDE.
  4. Instalação do programa Extreme Burner AVR para gravação do Microcontrolador.
  5. Ligação do gravador USBAsp AVR no ATMEGA328P.

Como resetar o Arduíno Nano?

Repare que no barramento inferior do Arduino Uno, logo abaixo do microcontrolador, temos um dos pinos com a marcação RESET. Podemos utilizar este pino para resetar o microcontrolador, simplesmente aplicando à ele 0 volts.

Como fazer a gravação de Arduino?

Você pode usar duas placas diferentes para fazer a gravação. O importante é programar o código "ArduinoISP" como "Arduino Uno" na sua placa Uno e depois selecionar o modelo "Arduino Nano" antes de gravar o bootloader na sua placa Nano. Além disso, deve-se prestar atenção nas conexões, pois os pinos de SPI variam entre os modelos.

Como gravar bootloader em um Arduino Nano?

Gravando bootloader em um Arduino Nano utilizando um ArduinoISP. Com a gravação realizada, podemos enviar um código de teste para verificar a comunicação serial e o funcionamento do microcontrolador com bootloader.

Como funciona o Arduino Nano?

Depois de programado e desconectado do computador, ele pode ser alimentado de forma independente por 7 a 12V aplicados nos pinos VIN (ligado ao positivo da bateria ou fonte) e GND (ligado ao negativo). O Arduino Nano também possui saídas de tensão reguladas em 3,3 V (Pino 3V3) e 5V (Pino 5V).

Como instalar o Arduino Nano no Mac?

O Arduino original (italiano) não requer a instalação de drivers no Mac, mas a instalação ainda pode ser necessária em algumas versões de Windows. O Arduino Nano incluído no kit é um clone e usa um adaptador USB-Serial chinês (chip CH341).

Postagens relacionadas: