Como achar o centro do Pentágono regular?

Índice

Como achar o centro do Pentágono regular?

Como achar o centro do Pentágono regular?

Para esta construção, comece traçando um segmento de reta AB que será o lado do pentágono:

  1. Com centro em A, descreva uma circunferência de raio AB:
  2. Trace uma perpendicular ao segmento AB em A e marque a intersecção com a circunferência C1 como F:
  3. Trace a mediatriz do segmento AB e marque como M sua intersecção:

Como achar o valor da apótema?

Como calcular o apótema

  1. Área: A = (L².√3)/4 ou A = (3.L)/2 . a.
  2. Perímetro: P = 3.L.
  3. Altura: h = (L.√3)/2.
  4. Apótema: a = (L.√3)/6 = R/2.
  5. Raio da circunferência inscrita: r = (L.√3)/6.
  6. Raio da circunferência circunscrita: R = (L.√3)/3.

Qual é o perímetro de um pentágono regular?

Um pentágono é formado da seguinte maneira: dado o lado com a menor medida, o próximo lado mede o dobro do seu comprimento, o seguinte mede o triplo e assim por diante. ... O resultado da soma dessas medidas é 300 cm, pois o perímetro de um polígono é igual à soma das medidas dos seus lados.

Como calcular o ângulo de um pentágono regular?

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Como achar a área do pentágono?

Em outras palavras, a área do pentágono é calculada multiplicando o perímetro do polígono pelo seu apótema. Vale pontuar que o apótema é um segmento de reta que vai do centro do polígono regular até o centro de um dos lados do pentágono.

Qual é a área do pentágono?

Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.

Como calcular o apótema de um pentágono?

O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.

Qual o perímetro de um pentágono regular de 2 cm?

Verificado por especialistas. Resposta: No pentágono regular de 2 cm de lado (perímetro igual a 10 cm e 5 diagonais) o apótema (a) é a medida do raio da circunferência que está inscrita no polígono e pode ser calculada pelos lados e ângulos do triângulo azul da figura. O ângulo x, interno ao triângulo, mede 54 °.

O que é perímetro de um pentágono?

A soma dos lados é o perímetro do polígono.

Como descobrir a área do Pentágono?

Multiplique para descobrir a área do pentágono. Um desses triângulos menores cobre 1/10 da área do pentágono. Para descobrir a área total, multiplique a área do triângulo menor por 10. Em nosso exemplo, a área do pentágono inteiro = 8,4 × 10 = 84 unidades quadradas.

Como usar o comprimento do lado do Pentágono?

Você deverá começar utilizando o comprimento do lado do pentágono. Essa metodologia irá funcionar somente com pentágonos regulares, possuidores de cinco lados iguais. Vamos tomar como exemplo um pentágono com lado igual a 7 unidades. Você deverá dividir esse pentágono em cinco triângulos iguais.

Como é utilizado o Pentágono?

O pentágono pode ser visto como um polígono de cinco lados retos presente em grande escala no cotidiano das pessoas. A indústria mecânica utiliza esse polígono em peças que constitui máquinas e ferramentas. Na maioria dos casos, são utilizados pentágono regular, muito explorado nos exercícios e enunciados.

Como é calculado o pentágono regular?

Na maioria dos casos, são utilizados pentágono regular, muito explorado nos exercícios e enunciados. Neste artigo vamos mostrar como é calculado a área do pentágono sem mistérios e complicações.

Postagens relacionadas: