Como saber se o disjuntor e curva B ou C?

Índice

Como saber se o disjuntor e curva B ou C?

Como saber se o disjuntor e curva B ou C?

B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.

Como saber a curva de um disjuntor?

A curva de ruptura C para um disjuntor estipula, que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 5 e 10 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 50A a 100A.

Como saber a classe do disjuntor?

As curvas podem ser B, C ou D de acordo com a NBR5410. A classificação começa no B para evitar confusão entre uma possível curva A e a unidade de medida de corrente A (ampere). Mas também existe curva de disjuntores mais sensíveis, a ABB o chama de curva Z e outros fabricantes os chamam de disjuntor DC.

Qual a curva do disjuntor para chuveiro?

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes. Os produtos com curva D, por sua vez, protegem aparelhos que exigem grandes cargas, como transformadores.

O que vem escrito no disjuntor?

Este também tem a marcação “STRIP/GAGE” indicando o condutor carga interna. Já no caso dos disjuntores Lorenzetti, a marcação é feita através de duas setas, uma delas com a ponta em direção as letras UNI, indicando que este lado é o linha da entrada de rede (letra “I”-liga).

Qual curva de disjuntor usar?

A norma de proteção NBR 54-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre ...

O que significa disjuntor b16?

Desenvolvidos para proteção de instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Possui correntes de A (MDW) e A (MDWH) e se encontram nas versões monopolar, bipolar, tripolar ou tetrapolar.

Como saber se o disjuntor é bipolar?

- Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase com 220 v. - Disjuntor Tripolar: É indicado para circuitos com três fases. Ex: Circuitos com motores em Sistemas trifásicos com 2 v.

Como identificar um disjuntor de curva B?

Um disjuntor curva B possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 90A e 150A.

Qual é o disjuntor ideal para chuveiro?

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Como os disjuntores de curva D são usados?

Os disjuntores de curva D são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade alta e onde a corrente de partida é muito acentuada, sendo muito utilizados em grande motores e grandes transformadores.

Como identificar os disjuntores comuns?

Como identificar, nos disjuntores comuns, o local de linha e carga? São os próprios fabricantes que determinam a conexão de ligação dos condutores fases em seus produtos (disjuntores).

Qual a norma que regulamenta as curvas dos disjuntores?

A norma que regulamenta as curvas características dos disjuntores é a norma ABNT NBR NM 60898, os disjuntores para proteção de sobrecorrentes, os utilizados em instalações domésticas por exemplo, possuem basicamente três tipos de curvas. A curva do Tipo B. A curva do Tipo C. A Curva do Tipo D.

Por que os disjuntores de curva b devem atuar para correntes de curto-circuito?

A norma de proteção NBR 54-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre dez e vinte vezes ...

Postagens relacionadas: