O que acontece na eritroblastose fetal?

Índice

O que acontece na eritroblastose fetal?

O que acontece na eritroblastose fetal?

A eritroblastose fetal resulta classicamente da incompatibilidade aos antígenos Rho(D), que pode se desenvolver quando uma mulher com tipo sanguíneo Rh negativo engravida de um homem Rh positivo e concebe um feto com sangue também Rh positivo, às vezes resultando em hemólise.

Quais são os sintomas da eritroblastose fetal?

Os sinais e sintomas da eritroblastose fetal apenas podem ser observados após o nascimento e, normalmente incluem anemia grave, pele amarelada e inchaço generalizado no bebê. Quando não é tratado adequadamente, o bebê corre grande risco de vida, especialmente devido à anemia severa provocada pela doença.

Como diagnosticar a eritroblastose fetal?

O diagnóstico de Eritroblastose Fetal pode ser feito durante a gravidez ou após o nascimento através de exames. A patologia pode ser identificada clinicamente com a investigação dos tipos sanguíneos dos pais e com a procura de anticorpos anti-Rh na mãe.

Quais são as causas da eritroblastose fetal?

A destruição progressiva das hemácias fetais irá provocar a anemia fetal. As hemácias também são chamadas de eritrócitos e por isso o nome eritroblastose fetal. Esta anemia pode ter maior ou menor gravidade, eventualmente necessitando de uma transfusão intrauterina para salvar a vida do bebê.

O que se deve fazer para evitar a eritroblastose fetal?

Para evitar a eritroblastose, a mulher deve tomar um soro contendo anti-Rh para destruir as hemácias do filho que entraram em seu organismo. Isso impede que a mãe fique sensibilizada. Nesse caso, a mulher poderá engravidar novamente sem riscos para o feto, mesmo ele sendo Rh+.

Qual a condição para que um Recém-nascido tenha a doença chamada de eritroblastose fetal?

A eritroblastose fetal, também chamada de doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), é uma condição que ocorre quando há uma incompatibilidade sanguínea referente ao fator Rh entre mãe e feto.

Quais são os sintomas e as formas de tratamento da DHRN?

Tratamento da doença hemolítica do recém-nascido

  • Às vezes, transfusões de sangue para o feto antes do parto.
  • Às vezes, mais transfusões após o parto.
  • Tratamento da icterícia, se ela estiver presente.

O que é eritroblastose fetal e fator Rh?

A eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), é causada devido a uma incompatibilidade entre o fator Rh entre a gestante e seu feto, que ocorre especificamente quando uma mãe possui fator Rh negativo e está gestando um bebê de fator Rh positivo.

Postagens relacionadas: