O que causa nódulos nos testículos?

Índice

O que causa nódulos nos testículos?

O que causa nódulos nos testículos?

Varicocele Esta é a principal causa de caroço nos testículos e acontece quando as veias, que transportam o sangue dos testículos, dilatam e ficam mais largas que o normal, acabando por acumular sangue e gerar a sensação de um caroço. Nestes casos, também é comum sentir dor e sensação de peso.

Como saber se tem nódulo no testículo?

Alguns sintomas da formação de um “caroço no testículo” são:

  1. Aumento do volume ou inchaço no órgão;
  2. Dor;
  3. Desconforto;
  4. Peso na bolsa escrotal.

O que são caroços no saco?

O “caroço” na bolsa escrotal se caracteriza pelo surgimento de nodulações intra ou extra escrotais e devem ser examinadas pelo urologista. De modo geral, por si só não caracteriza como doença, mas pode se tratar de alguma inflamação, infecção ou patologia mais grave.

Como identificar câncer no testículo?

Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

Como saber se os testículos estão saudáveis?

Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.

Como saber se meu testículo é normal?

Durante a realização do autoexame, o homem ficar atento a alterações nos testículos como:

  • Diferença no tamanho;
  • Sensação de peso no escroto;
  • Presença de uma massa ou caroço duro no testículo;
  • Dor na região inferior da barriga ou virilha;
  • Presença de sangue no escroto;
  • Dor ou desconforto no testículo ou escroto.

O que é cisto no testículo?

O espermatocele, também conhecido como cisto seminal ou cisto epidídimo, é uma pequena bolsa que se desenvolve no epidídimo, que é o local onde o canal que transporta o esperma se liga ao testículo.

Como saber se os testículos estão normais?

Em situações normais, os testículos ficam alojados na bolsa escrotal, com um tamanho que pode variar de 3,5 a 5 cm de comprimento, e um volume aproximado de 30 ml. Pequenas variações de tamanho entre os dois testículos são comuns e não indicam qualquer anormalidade.

Qual o exame de sangue para saber se está com câncer de testículo?

Alguns exames de sangue podem ajudar a diagnosticar tumores testiculares. Muitos cânceres de testículo secretam níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotropina coriónica humana (GCH).

O que pode causar câncer no testículo?

Fatores de risco O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.

Como diagnosticar um tumor no testículo?

Descartar um tumor no testículo é extremamente importante nesta situação, pois este é um tipo de tumor de crescimento acelerado. Apesar de ter uma taxa de cura que se aproxima de 99%, se diagnosticado tardiamente, o tratamento necessário para cura se intensifica.

Qual a causa do câncer de testículo?

A causa do câncer de testículo ainda não é completamente entendida, no entanto, existem alguns fatores que parecem aumentar o risco de um homem desenvolver este tipo de câncer. Os principais são:

Qual é a dor do testículo?

Torção de Testículo É uma dor súbita no escroto (saco, saco escrotal) acompanhada de aumento de volume do mesmo. Prostatite A prostatite cronica é uma afecção que acomete de 10% a 14% dos homens de todas as idades e raças.

Quais são as causas de caroço no testículo?

Existem ainda outros problemas do testículo que podem causar sintomas muito semelhantes aos do câncer, especialmente a presença de um caroço, mas que são sinal de situações menos graves, como epididimite, cistos ou varicocele, mas que precisam ser tratadas adequadamente. Veja outras 7 causas de caroço no testículo.

Postagens relacionadas: