Como diagnosticar hemólise?
Índice
- Como diagnosticar hemólise?
- O que é presença de hemólise?
- Quando ocorre a hemólise?
- O que pode causar hemólise na amostra?
- Como identificar anemia hemolítica no hemograma?
- Quais os principais exames laboratoriais alterados na hemólise intravascular?
- Como tratar hemólise?
- Porque o sangue sai com espuma?
- Como ocorre a hemólise Extravascular e intravascular?
- Quais são os sinais da hemólise?
- Como a hemólise influi no resultado dos exames?
- Por que a hemólise pode provocar anemias hemolíticas?
- Como saber se uma anemia é hemolítica?
Como diagnosticar hemólise?
Suspeitar hemólise nos pacientes com anemia e reticulocitose. Se houver suspeita de hemólise, examinar o esfregaço de sangue periférico e dosar bilirrubina sérica, DHL, haptoglobina e ALT. O esfregaço de sangue periférico e a contagem de reticulócitos são os exames mais importantes para o diagnóstico da hemólise.
O que é presença de hemólise?
Hemólise é o processo no qual ocorre o rompimento da membrana das hemácias e o consequente lançamento no meio de hemoglobina e outras substâncias. A hemólise pode ocorrer no corpo humano ou durante o processamento do sangue.
Quando ocorre a hemólise?
Dá-se o nome de hemólise a quebra de hemácias (hemo = sangue, lise = quebra), em que há ruptura da membrana plasmática liberando hemoglobina. A hemólise pode ocorrer em casos de transfusão de sangue de fator Rh incompatível, em especial de Rh+ para Rh-.
O que pode causar hemólise na amostra?
O álcool residual no local da punção pode causar a hemólise na amostra. Pelo mesmo motivo, você não deve, em hipótese alguma, secar a primeira gota de sangue com o lenço de álcool. A primeira gota de sangue deve ser limpa com um algodão ou gaze secos. O garrote incorreto também resulta na hemólise da amostra.
Como identificar anemia hemolítica no hemograma?
A anemia hemolítica é moderada; o hemograma mostra numerosos leptócitos, raros drepanócitos e alguns eritrócitos com uma forma peculiar, ditos pecilócitos SC, decorrentes da dupla cristalização das hemoglobinas anormais; a CHCM costuma estar diminuída (hipocromia sem microcitose).
Quais os principais exames laboratoriais alterados na hemólise intravascular?
Os principais exames que ajudam no diagnóstico são:
- Reticulócitos – aumentados em anemias hemolíticas.
- Bilirrubina total e frações – ocorre aumento de bilirrubina indireta na hemólise.
- DHL – vai estar aumentado em qualquer tipo de hemólise.
Como tratar hemólise?
A anemia hemolítica autoimune nem sempre tem cura, no entanto, possui tratamento que é feito principalmente com o uso de medicamentos para regularizar o sistema imune, como corticoides e imunossupressores.
Porque o sangue sai com espuma?
O aumento da espuma costuma surgir quando há perda de proteínas na urina, uma alteração chamada de proteinúria. A proteinúria é um sinal de doença renal e costuma surgir nas seguintes doenças: Diabetes Mellitus.
Como ocorre a hemólise Extravascular e intravascular?
Se o dano é suficientemente grave, ocorre a lise imediata dentro da circulação (isto é, hemólise intravascular). Se o dano é menos grave, a célula é destruída no interior do sistema de monócitos e macrófagos, principalmente no baço, mas também no fígado, medula óssea e linfonodos, ou seja, a hemólise é extravascular.
Quais são os sinais da hemólise?
Icterícia e esplenomegalia são sinais dessa patologia, que pode ser hereditária ou adquirida. Em casos de hemólise grave, podem ser necessárias transfusões de sangue. A hemólise pode provocar um aumento da produção de eritropoetina, que age na medula e estimula a maturação dos eritroblastos.
Como a hemólise influi no resultado dos exames?
A hemólise in vitro pode influenciar no resultado de alguns exames. Pesquisas comprovam que pequenas taxas de hemólise podem reduzir os valores de exames de glicemia de jejum e alterar a atividade sérica de LDH. Sendo assim, é essencial que as coletas sejam feitas de maneira adequada para que a qualidade dos exames seja satisfatória.
Por que a hemólise pode provocar anemias hemolíticas?
A hemólise pode provocar um aumento da produção de eritropoetina, que age na medula e estimula a maturação dos eritroblastos. Isso faz com que reticulócitos (hemácias imaturas) sejam lançados no sangue e é por esse motivo que as anemias hemolíticas são também chamadas de hiperproliferativas.
Como saber se uma anemia é hemolítica?
Como saber se uma anemia é hemolítica? A primeira coisa é olhar para o paciente. Além das manifestações clínicas clássicas de anemia, como palidez e fadiga, o paciente pode apresentar sinais indicativos de hemólise como icterícia e esplenomegalia.