O que é semiologia farmacêutica?

Índice

O que é semiologia farmacêutica?

O que é semiologia farmacêutica?

A semiologia farmacêutica é uma nova prática profissional que visa a identificação de sinais e sintomas em distúrbios menores para posterior decisão terapêutica do medicamento isento de prescrição (MIP) mais efetivo e seguro.

O que compreende o exame clínico realizado pelo farmacêutico?

Compreende a anamnese e o exame físico para avaliação da(s) necessidade(s) de saúde do pa- ciente (PORTO, 2009). Envolve inspeção, palpação, percussão, ausculta, olfato e uso de alguns instrumentos e aparelhos simples para avaliação da(s) necessidade(s) de saúde do paciente (PORTO, 2009).

Qual a importância da semiologia farmacêutica?

A semiologia farmacêutica é uma nova prática profissional que visa a identificação de sinais e sintomas em distúrbios menores para posterior decisão terapêutica do medicamento isento de prescrição (MIP) mais efetivo e seguro.

O que é anamnese farmacêutica?

A anamnese farmacêutica pode ser compreendida como o procedimento de co- leta de dados sobre o paciente, realizado pelo farmacêutico, por meio de entrevista, com a finalidade de conhecer sua história de saúde, elaborar o perfil farmacotera- pêutico e identificar suas necessidades relacionadas à saúde.

Qual é o objetivo da anamnese farmacêutica e quais são os seus elementos?

A anamnese farmacêutica deve terminar com a definição de uma possível causa, evidência ou tratamento que será fundamental para a definição de um plano de cuidado adequado ao paciente. Ofereça um atendimento completo com serviços de atenção farmacêutica aos seus clientes.

Quais pontos básicos devem ser seguidos na construção da anamnese farmacêutica?

10 passos na semiologia e anamnese para prescrição em clínica farmacêutica

  • Identificação do paciente: nome, idade, data de nascimento, filiação, estado civil, raça, sexo, religião, profissão, naturalidade, procedência, endereço e telefone;
  • Queixa principal: descrição sucinta da razão da consulta;

O que é uma consulta farmacêutica?

1) Definição consulta farmacêutica Episódio de contato entre o farmacêutico e o paciente, com a finalidade de obter os melhores resultados com a farmacoterapia, promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.

Quais dados devo coletar durante a consulta farmacêutica?

Nesta etapa, o farmacêutico coleta dados comuns necessários para a identificação do paciente, além de informações acerca da história clínica, história familiar e medicamentos utilizados. Todas essas informações coletadas durante a entrevista clínica são importantes para avaliar o estado de saúde do paciente.

Quando surgiu a atenção farmacêutica?

A atenção farmacêutica surgiu, nos Estados Unidos, com a expressão pharmaceutical care, em meados da déca- da de 80, como uma nova filosofia de prática profissional, provocando um profundo repensar da classe farmacêutica. HEPLER & STRAND (1999) definiram-na em poucas palavras: “...

Quais os objetivos da anamnese farmacêutica?

✓ A anamnese farmacêutica é uma habilidade inerente e de fundamental importância para abordar o paciente e/ou cuidador de forma sistemática e estabelecer um 'estado' de confiança. ✓ Comunicação: Ouvir e Escutar o paciente e/ou cuidador. ✓ Lembre-se: a anamnese é uma etapa crítica da Atenção Farmacêutica!!

Postagens relacionadas: