Como identificar Streptococcus agalactiae?

Índice

Como identificar Streptococcus agalactiae?

Como identificar Streptococcus agalactiae?

  1. A formação de uma seta ou meia-lua convergindo para o S. aureus na intersecção do crescimento das duas bactérias indica que o teste é positivo e indicativo de S. agalactiae;
  2. Se não houver formação de seta ou meia-lua, o teste é negativo e a cepa não pertence ao grupo B de Lancefield.

Quais os testes utilizados para identificação de bacilos gram negativos?

Os meios ágar Mac Conkey e Cled são utilizados para o isolamento de bacilos gram negativos e após este isolamento usa-se meios de cultura de identificação presuntiva ou sistemas de triagem bioquímica para a identificação destes bacilos gram negativos.

O que significa resultado positivo para Streptococcus agalactiae?

Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada. De forma imediata, porém, não há risco elevado nem para a mãe nem para o feto, pois a contaminação do bebê ocorre, na imensa maioria dos casos, somente no momento do parto.

Como se pega a bactéria Streptococcus agalactiae?

Como se pega: a bactéria está presente na vagina da mulher e pode contaminar o líquido amniótico ou ser aspirada pelo bebê durante o parto. Doenças que pode causar: o S. agalactiae pode representar risco para o bebê após o nascimento, podendo causar sepse, pneumonia, endocardite e até meningite.

Como é realizada a identificação de bacilos Gram negativos?

Todas as colônias identificadas como bacilos Gram negativos foram submetidas ao teste da oxidase e catalase. As que obtiveram resultados positivos foram submetidas à identificação pelo sistema Vitek2 (BioMérieux®).

Quais são os bacilos Gram negativos?

Bacilos Gram-negativos não fermentadores (BGN-NF) são microrganismos aeróbios e incapazes de utilizar carboidratos como fonte de energia através da fermentação, degradando-os pela via oxidativa. A maioria é oxidase positiva e móvel.

Como identificar a infecção por Streptococcus?

A identificação da infecção por bactérias do gênero Streptococcus é feito em laboratório por meio de exames específicos. O médico irá indicar, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, o material que será enviado para laboratório para a análise, podendo ser sangue, secreção da garganta, da boca ou secreção vaginal, por exemplo.

Quais são as bactérias do gênero Streptococcus?

As bactérias do gênero Streptococcus são pequenas e imóveis, já que não possui a estrutura responsável pela locomoção, que são os flagelos. Além disso, a maioria das espécies são anaeróbias facultativas, ou seja, são capazes de crescer em ambientes com ou sem oxigênio, e possuem temperatura ótima de crescimento em torno de 37ºC.

Qual a causa da infecção por streptococcus do Grupo B?

A infecção por Streptococcus do grupo B pode acontecer em qualquer pessoa, no entanto é mais frequente em gestantes, recém-nascidos, pessoas acima dos 60 anos e pessoas que possuam doenças crônicas, como insuficiência cardíaca congestiva, diabetes, obesidade ou câncer, por exemplo.

Por que o Streptococcus pneumoniae?

O Streptococcus pneumoniae, ou S. pneumoniae ou pneumococos, pode ser encontrado no trato respiratório de adultos e, menos frequentemente em crianças, e é responsável por doenças como otite, sinusite, meningite e, principalmente, pneumonia. A pneumonia é a principal doença causada por esse microrganismo, podendo ser identificada por meio de ...

Postagens relacionadas: