Como descobrir a regência de um verbo?

Índice

Como descobrir a regência de um verbo?

Como descobrir a regência de um verbo?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

O que é regencia verbal exemplo?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). ...

O que é regência de um verbo?

Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. ... Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

Qual é a regência do verbo querer?

1) Querer é transitivo direto no sentido de desejar, ter vontade de, cobiçar. 2) Querer é transitivo indireto no sentido de ter afeição, estimar, amar.

Como identificar o termo regido e regente?

A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).

Quando ocorre regencia verbal?

Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Quais verbos pedem crase?

Logo, não cabe o uso de crase diante de nomes masculinos, nem de verbos, por exemplo....Crase.
Vim da Bahia.Uso de artigo femininoVou À Bahia.
Vim de Belo Horizonte.Ausência de artigoVou a Belo Horizonte.
Vim do Rio de Janeiro.Uso de artigo masculinoVou ao Rio de Janeiro.

Qual é a regência do verbo pagar?

Pagou ao funcionário é a forma certa quando se refere a uma pessoa. O verbo pagar é transitivo direto e indireto, tendo um sentido quando não exige preposição (coisas) e outro sentido quando exige preposição (pessoas). Assim, o correto é pagar algo e pagar a alguém.

Qual a diferença entre regência verbal e nominal?

Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.

Qual a função da regência?

Regência e uso. O conhecimento da regência correta (em acordo com a gramática normativa, ou seja, a gramática que prescreve o que deve e o que não se deve usar na língua) de cada verbo e de cada nome é função do uso. Ou seja, cada falante conhece a regência dos verbos e dos nomes que fazem parte de seu repertório usual.

Quais são os verbos utilizados na linguagem coloquial?

Curiosamente, na linguagem coloquial, alguns verbos são frequentemente utilizados com a preposição inadequada do ponto de vista da norma padrão. É o caso dos verbos “chegar” e “ir”, que devem ser regidos pela preposição “a” (que indica movimento), e não pela preposição “em”. Observe: Cheguei em minha casa.

Qual a função do verbo na oração?

O verbo, como núcleo mais importante de uma oração, comanda, por assim dizer, o modo como as outras estruturas sintáticas da frase se comportarão. Perceba, desde já, que a regência verbal situa-se no campo da Sintaxe; enquanto o verbo, o da Morfologia.

Postagens relacionadas: