Como e por que é possível estimar a idade de um cavalo através da observação de sua arcada dentária?
Índice
- Como e por que é possível estimar a idade de um cavalo através da observação de sua arcada dentária?
- Como saber se o cavalo é novo ou velho?
- Quais os dentes mais visíveis para estimar a idade de um cavalo?
- Quais são os dentes do cavalo?
- Qual a dentição dos cavalos jovens?
- Quando o cavalo é pequeno é preciso analisar os dentes incisivos?
Como e por que é possível estimar a idade de um cavalo através da observação de sua arcada dentária?
Conhecer o número exato de dentes de um equino facilita na hora de calcular a idade do animal que possui seis incisivos na mandíbula e seis no maxilar. Os dois do meio são chamados de “pinças”. Seguindo para fora, há os “médios” e os “cantos”, que são os incisivos na frente da barra.
Como saber se o cavalo é novo ou velho?
Após os 20 anos, os cavalos já começam a apresentar dentes marrons. Outra maneira de determinar a idade do cavalo é analisar a forma da superfície dos incisivos. Os dentes de leite são ovais, os adultos são circulares e os idosos são triangulares.
Quais os dentes mais visíveis para estimar a idade de um cavalo?
Os dentes mais visíveis e que são mais usados para estimar a idade de um cavalo são os incisivos. Eles ficam na frente da boca e podem ser vistos levantando o lábio superior e abaixando o inferior. Os incisivos são usados para cortar a grama, que então é passada para a parte de trás da boca pela língua para ser mastigada pelos molares.
Quais são os dentes do cavalo?
Além disso, o cavalo tem seis dentes inferiores e seis superiores de cada lado, na altura da bochecha, que são usados para mastigar. Entre os 10 e os 25 a 30 anos de idade, o cavalo apresenta uma marca marrom na linha da gengiva, no centro do incisivo.
Qual a dentição dos cavalos jovens?
Os cavalos jovens possuem a dentição em uma linha vertical. Após os cinco anos de idade, os dentes começam a se inclinar e se encontram em um ângulo. Já nos animais mais velhos, com 20 anos ou mais, esse ângulo de inclinação é mais agudo.
Quando o cavalo é pequeno é preciso analisar os dentes incisivos?
“Quando o cavalo é pequeno, até quatro anos e meio, é necessário analisar a troca dos dentes incisivos. Conforme o crescimento do animal é preciso perceber as mudanças na anatomia dos dentes, o crescimento do canino, a cor do esmalte e a cauda de andorinha que surge aos sete anos”, afirma Ciro.