Como diagnosticar colestase na gravidez?
Índice
- Como diagnosticar colestase na gravidez?
- Como saber se está com colestase?
- Como evitar a colestase na gravidez?
- O que causa colestase na gravidez?
- Qual exame para detectar a colestase?
- Qual Exame de sangue detecta colestase gestacional?
- Que exame detecta colestase?
- O que é colestase hepática?
- O que é bom passar para parar a coceira na gravidez?
- O que é colestase gravídica?
- Qual o fator de risco da colestase da gravidez?
- Como é o diagnóstico da colestase gestacional?
- Quais são as complicações da colestase intrahepática da gravidez?
- Qual o sintoma da colestase obstétrica?
Como diagnosticar colestase na gravidez?
A colestase hepática é diagnosticada quando a gestante apresenta as seguintes alterações:
- Coceira intensa e persistente, principalmente nas mãos e nos pés, iniciada no 3º trimestre de gravidez.
- Níveis sanguíneos elevados de bilirrubina.
- Níveis sanguíneos elevados de transaminases (TGO e TGP).
Como saber se está com colestase?
Os sintomas característicos da colestase são icterícia , urina escura, fezes claras e coceira generalizada. Icterícia é a coloração amarela da pelo e dos olhos, que resulta do excesso de bilirrubina depositada na pele, e a urina escura por um aumento da bilirrubina excretada pelos rins.
Como evitar a colestase na gravidez?
A colestase obstétrico não é agravada geralmente pela entrada do álcool. Contudo, as mulheres gravidas devem evitar beber o álcool para impedir o dano a seu bebê. Se de todo bebem a quantidade deve ser limitada a não mais de uma ou dois unidades do álcool um ou duas vezes por semana.
O que causa colestase na gravidez?
A colestase gestacional é uma alteração hepática, que ocorre quando a secreção de bílis é inibida durante a gravidez, fazendo que as toxinas permaneçam mais tempo no fígado. É importante tratá-la a tempo, porque pode ter consequências para o bebê.
Qual exame para detectar a colestase?
– Gama glutamil transferase (gama GT) ou transaminase GGT, exame que auxilia no diagnóstico de colestase hepatobiliar e detecta o consumo de álcool pelo paciente.
Qual Exame de sangue detecta colestase gestacional?
Análises de sangue para a colestase intrahepatic da gravidez (ICP) Um teste inicial é uma análise de sangue rotineira. Isto igualmente inclui o teste de função do fígado. Os testes de função do fígado (LFT) olham os níveis de bilirrubina e de enzimas que mostram a saúde do fígado.
Que exame detecta colestase?
– Gama glutamil transferase (gama GT) ou transaminase GGT, exame que auxilia no diagnóstico de colestase hepatobiliar e detecta o consumo de álcool pelo paciente.
O que é colestase hepática?
O termo colestase foi introduzido por Popper e Schaffner e significa “estagnação de bile” no fígado. Pode ser defini- da como a síndrome resultante do deficiente fluxo de bile para o duodeno e classicamente é dividida em extra-hepá- tica e intra-hepática.
O que é bom passar para parar a coceira na gravidez?
Truques para aliviar a coceira durante a gravidez
- Tome banhos frios, utilize sabonetes suaves, antialérgicos, e que contenham glicerina, amêndoas, aveia ou aloé vera.
- Use cremes hidratantes de preferência com ingredientes naturais ou faça os seus próprios cremes à base de mel e camomila. ...
- Beba muita água.
O que é colestase gravídica?
A colestase intra-hepática da gravidez, também chamada como colestase obstétrica ou colestase gravídica, é caracteriza- da pelo aparecimento de prurido generalizado no segundo ou terceiro trimestre da gestação, acompanhado de elevação nos níveis séricos das enzimas transaminases hepáticas e dos ácidos biliares, com ...
Qual o fator de risco da colestase da gravidez?
Em alguns países, a doença é mais comum, mas na maior parte é rara. O histórico familiar é um fator de risco, pois há fatores genéticos envolvidos. Quem já teve colestase da gravidez numa primeira gestação tem uma probabilidade grande de voltar a desenvolver o problema numa gravidez subsequente.
Como é o diagnóstico da colestase gestacional?
O diagnóstico da colestase gestacional é feito através da avaliação da história clínica da paciente e de exames de sangue que avaliam o funcionamento do fígado.
Quais são as complicações da colestase intrahepática da gravidez?
Entre as complicações fetais possíveis da colestase intra-hepática da gravidez as três mais importantes são: Parto prematuro. Síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido (provocada pela presença de bilirrubina nos pulmões).
Qual o sintoma da colestase obstétrica?
Coceira intensa sem vermelhidão: O principal e mais óbvio sintoma da colestase obstétrica é uma coceira intensa na pele, que costuma se agravar à noite, levando a cansaço e insônia. Na maioria das vezes a coceira (também chamada pelos médicos de prurido) começa nas palmas das mãos e nas solas do pés, e depois se espalha.