O que causa antracnose na soja?

Índice

O que causa antracnose na soja?

O que causa antracnose na soja?

Considerada uma doença de final de ciclo da soja, a antracnose é uma doença fúngica causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, e pode afetar a fase inicial da formação de vagens, sendo favorecida por condições de elevadas precipitações e altas temperaturas (Grigolli, 2015).

Quais são os sintomas da antracnose?

Os sintomas típicos da doença nas folhas são lesões necróticas de coloração marrom escura nas nervuras na face abaxial (face inferior das folhas). Lesões alongadas e escuras, às vezes apresentando depressões, podem ser observadas no caule e nos pecíolos.

Quais sintomas causados pela antracnose na cultura da soja?

Nas folhas os principais sintomas ocorrem nos pecíolos, apresentando-se como manchas aquosas no início e evoluindo para manchas circulares ou elípticas negras (Figura 2). Nas hastes, os sintomas são semelhantes aos das vagens e nos grãos, podem aparecer manchas castanho-escuras.

Como acabar com a antracnose?

Controle: O controle da antracnose deve incluir práticas de remoção e queima dos frutos mumificados e das partes podadas no inverno, com o objetivo de reduzir o inóculo inicial. Em anos com verões úmidos deve-se pulverizar a cultura, com reaplicação de acordo com o fungicida utilizado.

Como controlar a antracnose na soja?

Controle da antracnose na soja Rotação de culturas; Espaçamento adequado nas entre linhas; Fungicidas para a parte aérea (há alguns fungicidas registrados para controle da antracnose na parte aérea, aplicados principalmente nos estádio R5 e R6).

Quais culturas a antracnose ataca?

Seus danos são provocados nos frutos, ainda nas plantas, ou após a colheita. Ataca diversas culturas, como abacateiro, berinjela, cafeeiro, cajuzeiro, caquizeiro, citros, macieira, mangueira e videira. Danos: A doença manifesta-se, inicialmente, na forma de manchas pardo avermelhadas que se estendem por todo o fruto.

Qual o melhor fungicida para antracnose?

O fungicida utilizado consistiu em uma mistu- ra comercial de triazol e estrobirulina (Epoxiconazole + Piraclostrobina), previamente selecionada como a mais eficiente para o controle da antracnose (COS- TA et al., 2009).

Quais as formas de controle da antracnose Colletotrichum truncatum na cultura da soja?

truncatum. O uso de carbendazim, isolado ou em mistura, controlou a antracnose da soja na parte aérea e em sementes. A aplicação de fungicidas proporcionou redução na desfolha, menor porcentagem de pecíolos doentes, maior número de vagens, maior altura de plantas e ganhos na produtividade.

Como monitorar as principais doenças da soja?

Para isso, considere as seguintes informações:

  1. Histórico da área de cultivo;
  2. Conheça os sintomas e condições favoráveis para as doenças;
  3. Conheça todos os métodos de manejo que podem ser utilizados e avalie qual o melhor para sua propriedade;
  4. Utilize sementes de boa qualidade;

Postagens relacionadas: