Como identificar defeito em placa eletrônica?

Índice

Como identificar defeito em placa eletrônica?

Como identificar defeito em placa eletrônica?

O Boundary scan é um dos métodos que podemos citar. Ele é capaz de testar interconectores, tanto de placas de circuito impresso quanto de sub-blocos dentro de um circuito integrado. Os pinos de circuito integrado também podem ser observados por este método com grande eficácia.

Como achar defeito com osciloscópio?

Basta analisar rapidamente se duas curvas são iguais ou não, e quando achamos uma diferença, é muito mais fácil chegar ao componente com defeito, pois os Localizadores de Defeitos indicam qual componente ou a região da placa está com defeito.

Como saber se uma placa está em curto?

Curto-circuito Não é possível testar a placa-mãe para verificar se é esse o problema, mas você pode analisar a situação para conferir se é realmente isso. Quando ocorre um curto-circuito nesse componente, o computador pode travar e desligar aleatoriamente, sem que a temperatura suba ou apareçam outros sintomas.

Como saber qual componente está em curto?

Isso ocorre se o capacitor estiver em bom estado. Se a agulha saltar para as baixas resistências e ali se manter, indo próxima de zero, é sinal de que o capacitor em teste está em curto.

Como funcionam as placas eletrônicas?

O funcionamento das placas de circuito é muito simples: elas funcionam por meio do tráfego de informações, sinais, correntes elétricas e outras propriedades eletrônicas. ... Por isso, dizemos que as placas de circuito funcionam por meio de um processo subtrativo.

Como testar fonte com osciloscópio?

Já no caso de um osciloscópio analógico, você deverá medir o valor manualmente, utilizando o método tradicional de contar o número de divisões verticais que a forma de onda está utilizando e multiplicá-la por valor da posição da chave V/div.

Qual é a função de um osciloscópio?

O osciloscópio é um instrumento (de medição) que permite visualizar graficamente sinais eléctricos. Na maioria das aplicações, o osciloscópio mostra como é que um sinal eléctrico varia no tempo. Neste caso, o eixo vertical (YY) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (XX) representa o tempo.

Como testar um circuito com multímetro para ver se está em curto?

Toque um pino do multímetro no parafuso terminal do disjuntor (ou "parafuso quente"). Toque o outro pino sobre o fio terra, que está normalmente localizado em uma barra de metal no lado direito da caixa de energia. A leitura no multímetro deve mostrar quantidade de eletricidade que está fluindo através do disjuntor.

Onde está o defeito?

Onde está o defeito? Esse é o primeiro passo para saber como encontrar defeitos em placas eletrônicas. Para isso, é preciso saber onde procurar. A pasta de solda é uma boa pista, mas não é a única opção. É interessante que sua empresa adote uma metodologia de investigação de erros, na qual cada um dos itens pode ser verificado separadamente.

Como encontrar defeitos em placas eletrônicas?

Saber como encontrar defeitos em placas eletrônicas é uma das virtudes mais importantes das montadoras de excelência. Na prática, a busca constante é para evitar que esses erros aconteçam.

Como substituir os circuitos integrados?

Substitua os circuitos integrados (CIs) por outros semelhantes, de mesmo tipo, se eles forem de soquete. Teste o circuito. Religue o cabo de força na tomada e ligue o aparelho. Se ele não estava funcionando direito ou nem ligava e passou a funcionar, o problema era nos circuitos integrados que foram substituídos.

Como inspecionar o resistor?

Inspecione o resistor. Sinais de escurecimento ou carbonização podem indicar danificação por excesso de corrente. Se o resistor que você estiver testando apresentar esse problema, ele deverá ser descartado e substituído. Identifique visualmente o valor da resistência do resistor, o qual se encontra impresso sobre o próprio corpo do mesmo.

Postagens relacionadas: