Como detectar colestase Obstetrica?
Índice
- Como detectar colestase Obstetrica?
- O que é colestase na gravidez?
- Qual exame de sangue detecta colestase gestacional?
- Quais os testes bioquímicos que auxiliam o médico a diagnosticar alterações hepáticas?
- Quem tem colestase pode ter parto normal?
- O que tomar para colestase na gravidez?
- O que provoca a colestase?
- Qual a causa da colestase?
- Como é o diagnóstico da colestase gestacional?
- Quais são os sintomas da colestase obstétrica?
- Quais são os sintomas da colestase da gravidez?
Como detectar colestase Obstetrica?
Principais sintomas
- Urina escura;
- Fezes claras ou esbranquiçadas;
- Gordura nas fezes;
- Pele e olhos amarelados;
- Dor na parte superior direita da barriga;
- Náusea;
- Falta de apetite;
- Cansaço excessivo.
O que é colestase na gravidez?
A colestase obstétrica é uma doença que atinge o fígado materno. Esse órgão produz uma secreção chamada bile, que faz o papel de ácido na digestão do intestino.
Qual exame de sangue detecta colestase gestacional?
Análises de sangue para a colestase intrahepatic da gravidez (ICP) Um teste inicial é uma análise de sangue rotineira. Isto igualmente inclui o teste de função do fígado. Os testes de função do fígado (LFT) olham os níveis de bilirrubina e de enzimas que mostram a saúde do fígado.
Quais os testes bioquímicos que auxiliam o médico a diagnosticar alterações hepáticas?
Os exames laboratoriais mais úteis, principalmente para a triagem de doenças hepáticas, são os níveis séricos de aminotransferases (os testes hepáticos mais comumente usados), bilirrubinas e fosfatase alcalina.
Quem tem colestase pode ter parto normal?
O médico adverte que nos casos de mulheres com colestase gravídica, o risco de morte fetal é 15% maior que numa gravidez normal e o único tratamento eficaz e conhecido é o parto.
O que tomar para colestase na gravidez?
O tratamento da colestase da gravidez tem dois objetivos: aliviar os sintomas da mãe e reduzir o risco de complicações para o feto. Para tais fins, um medicamento chamado ácido ursodesoxicólico é atualmente o mais utilizado.
O que provoca a colestase?
A colestase é causada por um processo inflamatório, infeccioso ou obstrutivo que se pode verificar desde o hepatócito até a porção terminal das vias biliares como, por exemplo, uma hepatite infecciosa e cálculos na vesícula , respectivamente. Assim, as causas da colestase podem ser intra-hepáticas e extra-hepáticas .
Qual a causa da colestase?
Ou seja, uma colestase pode ser causa de uma doença parenquimatosa crônica do fígado (DPCF). Alguns exames podem nos dar um apoio na investigação da causa da colestase e de suas complicações, como já vimos alguns: Bilirrubina sérica – total, conjugada e não conjugada;
Como é o diagnóstico da colestase gestacional?
O diagnóstico da colestase gestacional é feito através da avaliação da história clínica da paciente e de exames de sangue que avaliam o funcionamento do fígado.
Quais são os sintomas da colestase obstétrica?
Os principais sinais e sintomas da colestase obstétrica surgem a partir do 3º trimestre de gravidez e são provocados pelo aumento da concentração de bilirrubina no sangue e sua consequente deposição na pele.
Quais são os sintomas da colestase da gravidez?
→ Sintomas: o principal sintoma da colestase da gravidez é uma intensa coceira, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés, que costuma manifestar-se a partir da 30ª semana de gravidez. Icterícia, enjoos e perda do apetite também podem surgir.