Como identificar doenças pela língua?
Índice
- Como identificar doenças pela língua?
- Como saber se a língua está saudável?
- Qual o aspecto normal da língua?
- Como deve ser a textura da língua?
- Qual a cor da língua de uma pessoa saudável?
- O que pode ser a língua esbranquiçada?
- Qual é a cor normal da língua?
- O que o formato da língua diz sobre a saúde?
- Quais doenças podem aparecer na língua?
- Qual a origem da inflamação na língua?
- Como é feito o tratamento para a língua branca?
- Qual a causa dessas lesões na língua geográfica?
Como identificar doenças pela língua?
“Um dos primeiros sinais é a atrofia da língua. Ela fica lisa, parece perder as papilas”, descreve a estomatologista Fernanda Salum, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Diante de uma anemia, também é comum o indivíduo se queixar de ardência e sensação de queimação na hora de comer.
Como saber se a língua está saudável?
“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”. A coloração da língua apresenta diferentes significados, podendo variar entre branca, rosa, vermelha e amarela. Ela precisa ser lisa, sem muitas bolinhas.
Qual o aspecto normal da língua?
Uma língua saudável deve ser rosa, brilhante e ter a superfície lisa e homogênea. "Somente as línguas geográficas e a fissurada, que apesar de terem um aspecto diferente, são normais", diz o cirurgião-dentista e estomatologista Leandro Toyoji Kawata, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim.
Como deve ser a textura da língua?
Uma língua saudável deve ser rosa, consistente, ter uma superfície lisa e homogênea e medir aproximadamente 10 centímetros. Assim, quando ela se apresenta muito diferente disso, é bom ficar atento, pois pode ser que alguma coisa no corpo não esteja indo bem.
Qual a cor da língua de uma pessoa saudável?
Coloração rósea: uma língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda a sua superfície. A aparência é "viva", sem pontos com cores diferentes —como, por exemplo, placas brancas ou marrons.
O que pode ser a língua esbranquiçada?
Normalmente, a língua fica com esse aspecto branco por conta da saburra lingual. Ela é formada por bactérias e células mortas que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação de resíduos acaba refletindo em outros problemas bucais, como o mau odor proveniente da halitose.
Qual é a cor normal da língua?
Coloração rósea: uma língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda a sua superfície. A aparência é "viva", sem pontos com cores diferentes —como, por exemplo, placas brancas ou marrons.
O que o formato da língua diz sobre a saúde?
Línguas mais largas com marcas de dentes nas bordas são características de doenças imunológicas ou do sangue. Já as línguas muito finas apontam para uma hiperfunção do organismo, ou seja, um ou mais órgãos estão sobrecarregados. "São inúmeras as informações que retiramos da análise da língua.
Quais doenças podem aparecer na língua?
As principais doenças que podem aparecer na língua são: 1. Língua geográfica A língua geográfica, também chamada de glossite migratória benigna, é uma condição que ocorre quando a parte de cima da língua fica com marcas bem definidas, salientes, com bordas brancas e a parte áspera da língua, chamada de papilas filiformes, acabam por desaparecer.
Qual a origem da inflamação na língua?
Glossite é o nome que se dá a uma complicação que causa inflamação na língua, fazendo-a inchar e desencadeando alteração na sua cor e textura na superfície. Popularmente conhecida como língua geográfica, essa complicação pode ter origens diversas e normalmente se manifesta como sintoma de outras doenças ou complicações de saúde.
Como é feito o tratamento para a língua branca?
Também é recomendado utilizar produtos odontológicos que possuem substâncias desinfetantes, como a clorexidina, pois isso ajuda a eliminar o fungo e reduzir a inflamação na língua. Saiba mais como é feito o tratamento para candidíase oral. Confira no vídeo a seguir mais opções de tratamento para a língua branca:
Qual a causa dessas lesões na língua geográfica?
Essas marcas ou lesões que aparecem na língua geográfica variam de tamanho, podendo causar irritação, ardência ou dor, durar por horas ou até várias semanas e surgem, geralmente, por causa de estresse, distúrbios hormonais, diabetes descompensada, fissuras na língua, alergias e até por fatores hereditários.