Como identificar cárie na radiografia panorâmica?
Índice
- Como identificar cárie na radiografia panorâmica?
- O que é avaliado na radiografia panorâmica?
- Por que a sonda exploradora não é mais indicada para investigação de lesões de cárie?
- Quais os testes e métodos de avaliação do risco de doença cárie?
- Qual a indicação da radiografia panorâmica?
- Qual é o diagnóstico da radiografia panorâmica?
- Posso dizer que a radiografia panorâmica é uma “triagem”?
- Como foi desenvolvida a radiografia panorâmica odontológica?
- Qual a localização da cárie?
Como identificar cárie na radiografia panorâmica?
Como a radiografia panorâmica mostra a boca inteira em uma única imagem, ela não mostra os detalhes necessários para identificar uma cárie. Esse tipo de radiografia, entretanto, revela problemas como anomalias e fraturas ósseas, cistos, dentes impactados, infecções e tumores.
O que é avaliado na radiografia panorâmica?
RESUMO A radiografia panorâmica é uma técnica radiográfica caracterizada pela utilização de princípios tomográficos para englobar o complexo maxilo-mandibular, fornecendo um meio extenso para visualizar e analisar os dentes e as estruturas de suporte em um único filme radiográfico.
Por que a sonda exploradora não é mais indicada para investigação de lesões de cárie?
Porém, a sonda exploradora não é a mais indicada. Além de apresentar baixa precisão, o explorador pode causar danos à superfície de lesão do dente. Uma solução seria trocar a sonda exploradora por uma sonda OMS que, quando utilizada cui-dadosamente, é menos agressiva ao dente.
Quais os testes e métodos de avaliação do risco de doença cárie?
Diversos fatores devem ser considerados na avaliação do risco de cárie, entre eles a quanti- dade de placa bacteriana presente nas superfícies dentárias, o tipo de bactérias presentes, a freqü- ência de ingestão de carboidratos fermentáveis, a secreção salivar, a capacidade tampão da saliva e a presença de fluoretos.
Qual a indicação da radiografia panorâmica?
As indicações da Radiografia Panorâmica vão além do diagnóstico de lesões dentais. Por oferecer uma visão geral de todos os elementos dentários da maxila, mandíbula e constituintes ósseos, a Radiografia Panorâmica é utilizada por todas as especialidades da odontologia.
Qual é o diagnóstico da radiografia panorâmica?
Sendo assim, o diagnóstico é o resultado da avaliação clínica que é realizada juntamente com a avaliação dos exames radiográficos. Neste contexto, a radiografia panorâmica ganha destaque na odontologia já que ela possui algumas características particulares.
Posso dizer que a radiografia panorâmica é uma “triagem”?
Eu costumo dizer que a radiografia panorâmica é um exame de “triagem”, pois é requerida (ou deveria ser sempre) antes mesmo de se iniciar os tratamentos odontológicos.
Como foi desenvolvida a radiografia panorâmica odontológica?
Como a radiografia panorâmica odontológica foi desenvolvida? Cinco meses após a descoberta dos raios-x por Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895, a Odontologia já dava seus primeiros passos com a técnica, criando a primeira radiografia dental. Mas os primeiros estudos sobre a técnica panorâmica datam da década de 1920.
Qual a localização da cárie?
Assim, o estágio da doença, a natureza de seu curso e a localização da lesão complementam o quadro e determinam como exatamente a cárie se parece nos dentes: cor, tamanho do dano, profundidade da cavidade cariosa, número de áreas de lesão, etc. Por exemplo, na foto abaixo - fissura cárie.