O que é um erro de concordância?
Índice
- O que é um erro de concordância?
- Como identificar um erro de concordância verbal?
- Quais são os erros de concordância?
- Como identificar um erro de concordância nominal?
- O que é concordância em português?
- O que é concordância de um texto?
- Quais são os erros verbais?
- Como explicar concordância nominal?
- Como evitar o erro de concordância?
- Quais são os erros de concordância em português?
- Quais os erros de concordância na redação?
- Por que não usar regras de concordância?
O que é um erro de concordância?
A concordância verbal ou nominal pode ser classificada como uma forma de “harmonizar” a ligação entre os termos de alguma sentença. ... Esses termos podem ser substantivos, pronomes, verbos, numerais e adjetivos, por exemplo.
Como identificar um erro de concordância verbal?
O verbo haver será sempre impessoal e sem sujeito, mesmo em locuções verbais. Exemplo: Pode haver problemas graves na nova administração federal. Se for verbo transitivo direto, concordará com o consequente. Havendo preposição, sempre o verbo ficará no singular.
Quais são os erros de concordância?
Exemplos: Tenho menos medo de barata do que altura. Ela está menos cansada que você. Bastante, muito, pouco, caro, barato: essas palavras estabelecem concordância de gênero e número com o substantivo, quando são empregadas como adjetivos.
Como identificar um erro de concordância nominal?
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.
O que é concordância em português?
substantivo feminino Ação ou efeito de concordar, de estar de acordo com; conformidade, acordo: concordância de testemunhos.
O que é concordância de um texto?
Existem dois tipos: a concordância nominal, que é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se encaixarem com outras que compõem a oração, e a concordância verbal, que trata das flexões do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. ...
Quais são os erros verbais?
A comunicação profissional está infestada de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal. Veja os 60 tropeços mais comuns
- 1. “ ...
- “Em vez de” / “Ao invés de” ...
- “A nível de” / “Em nível de” ...
- “A meu ver” / “Ao meu ver” ...
- “Maiores informações” / “Mais informações” ...
- “A” / “há” ...
- “Acerca de” / “a cerca de”
Como explicar concordância nominal?
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
Como evitar o erro de concordância?
Agora que já sabe o que é o erro de concordância, poderá evitá-lo se refletir um pouco antes de proferir uma determinada frase. Pense que tudo no seu discurso deve estar em harmonia, pois um falante que usa de forma correta a sua língua passará, também, uma imagem mais cuidada a quem o ouve, aumentando o seu prestígio junto dos seus interlocutores.
Quais são os erros de concordância em português?
Entre as tantas regras do português, muitos estudantes pecam quando o assunto é concordância verbal. Por isso, o professor Ricardo Russo, do Objetivo de Florianópolis, aponta os cinco principais erros de concordância.Fique atento para não errar na redação e nas questões de português:
Quais os erros de concordância na redação?
Por isso, o professor Ricardo Russo, do Objetivo de Florianópolis, aponta os cinco principais erros de concordância.Fique atento para não errar na redação e nas questões de português: 1º) Encontre o sujeito. Nas provas, sujeito e verbo estarão distantes, para confundir o vestibulando.
Por que não usar regras de concordância?
E, apesar desse caso ser muito marcado, existem outros que costumam gerar bastante dúvida, justamente por não serem tão explícitos. Respeitar as regras de concordância verbal é fundamental para que o seu texto faça sentido, tenha fluidez na leitura e te garanta uma boa nota em provas como o Enem.