Como diagnosticar fluorose?

Índice

Como diagnosticar fluorose?

Como diagnosticar fluorose?

O diagnóstico da fluorose dental requer uma inspeção adequada após limpeza e secagem de todos os dentes, sob iluminação apropriada. A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte.

Como surge a fluorose?

A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Esta afeção é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.

Como tratar fluorose dental?

"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.

Como tratar fluorose dental em casa?

A microabrasão de esmalte pode ser usada em associação com técnicas de clareamento dental para tratar efetivamente a descoloração e desmineralização de esmalte. Essa sequência remove as manchas residuais após a microabrasão12. Também pode ser usada para tratar fluorose moderada e restabelecer o sorriso14.

Qual o período de maior risco de fluorose dental?

O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.

Em que fase ocorre a fluorose?

A fluorose é um problema que se forma nos dentes devido à ingestão excessiva ou prolongada de flúor. Ela ocorre durante o período de formação dos dentes de leite, ou seja até os cinco anos de idade.

O que é fluorose tem cura?

A fluorose dentária não tem cura definitiva, mas existem tratamentos que amenizam o problema e até mesmo eliminam as manchas causadas pela doença. Após o diagnóstico, o dentista cria o plano de tratamento de acordo com a idade do paciente, número de dentes afetados, entre outros problemas.

Quem tem fluorose pode fazer clareamento?

Quem tem fluorose pode fazer clareamento? Sim. Dependendo da localização, tamanho e necessidade estética do paciente, é possível realizar o clareamento com acompanhamento rigoroso do dentista.

O que causa fluorose dental?

Quando a fluorose é mais grave, há, também, a desmineralização do esmalte, que o deixa mais frágil. Além disso, podem acontecer alterações estruturais, comprometendo o formato e a superfície dos dentes e causando irregularidades, desgastes e impressão de corrosão.

Quais dentes são mais afetados pela fluorose?

Os dentes mais acometidos por fluorose foram os pré-molares, molares, incisivos e caninos.

Quais são os males da fluorose?

Os males da fluorose são somente estéticos, já que o excesso de flúor não deixa os dentes mais fracos e nem provoca nenhum tipo de complicação para a saúde. De qualquer forma, uma vez manchados, os dentes não voltam naturalmente à sua coloração natural. Por isso é melhor se prevenir e evitar a flurose dentária.

Quais são os sintomas da fluorose dentária?

Com isso, aparecem manchas na superfície dos dentes, de tons que variam entre o branco e o marrom claro, deixando também o dente mais opaco que o normal. A fluorose dentária tem se tornado um problema cada vez mais comum, principalmente pelo fato de que cerca de 90% dos produtos de higiene bucal hoje em dia contém flúor.

Como proteger os filhos da fluorose dentária?

Já em casos mais graves, com manchas mais marrons, o clareamento pode ser o único método possível para eliminar a fluorose dentária. Para proteger os pequenos, a Odontoprev tem o plano perfeito: Programa Dente de Leite que acompanha a dentição de seus filhos com especialistas em odontopediatria desde o primeiro ano de vida.

Postagens relacionadas: