Como identificar a centella asiática?
Índice
- Como identificar a centella asiática?
- Quais os efeitos colaterais da centella asiática?
- Como é a flor da centella asiática?
- Qual a origem da centella asiática?
- Como tomar a Centella asiática?
- Qual o mecanismo de ação da Centella asiática?
- Quem não pode tomar Centella Asiática?
- Qual melhor horário para tomar Centella Asiática?
- Quais os componentes da Centella asiática?
- Que serve Centella asiática?
Como identificar a centella asiática?
Centella Asiática. A folha e a forma como ela se espalha é semelhante mas se nota bem o formato de leque da Centella em oposição à folha arredondada da Acariçoba.
Quais os efeitos colaterais da centella asiática?
A ingestão de altas doses pode provocar cefaléia, vertigem, hipotensão arterial e estados narcóticos leves a moderados. Pode ainda interferir nas terapias hipoglicêmica e hipocolesterolêmica. Em caso de superdosagem, recomenda-se suspender o uso e procurar orientação médica.
Como é a flor da centella asiática?
Flores pequenas, de cor esbranquiçada, reunidas em pequenas umbelas curto-pedunculadas que surgem na base da folha. Multiplica-se em nossas condições principalmente por rizomas e estolões.
Qual a origem da centella asiática?
Centella asiatica (L.) Urban, conhecida pelos nomes comuns de centela, gotu kola, antanan, pegaga e brahmi, é uma pequena planta herbácea anual da família Apiaceae nativa do sul da Ásia, Austrália e ilhas do Pacífico (Nova Guiné, Melanésia, Malásia).
Como tomar a Centella asiática?
Como consumir a Centella asiática
- Cápsulas de folhas secas: até três vezes ao dia;
- Comprimidos: até três vezes ao dia;
- Chás de folhas secas: até três xícaras (750 ml) por dia;
- Tintura: de 2 a 4 colheres de chá por dia.
Qual o mecanismo de ação da Centella asiática?
O seu mecanismo de ação envolve a proliferação de fibroblastos e o aumento da síntese de colágeno e fibronectina no conteúdo intracelular e também a melhoria da resistência à tração de pele recém-formada.
Quem não pode tomar Centella Asiática?
A Centella asiática é contraindicada para mulheres grávidas, que estejam amamentando e para pessoas com problemas no fígado ou rins.
Qual melhor horário para tomar Centella Asiática?
Basta tomar a dose indicada de 500 mg, duas vezes ao dia, nos lanches da manhã e da tarde. Já na forma de chá, como a plantinha é diluída em água, a bebida deve ser consumida mais vezes. O indicado são seis xícaras por dia.
Quais os componentes da Centella asiática?
Possui ácidos triterpênicos (ácido indocentóico e ácido madecásico), alcaloide (hidrocotilina), princípio amargo (valerina), flavonoides (campferol, 3-glicosil-quercetina e 3-glicosil-campferol), ácidos graxos (ácido linoleico, lignocérico, linolênico, oleico, palmítico e esteárico), resinas, ácido péctico, taninos, ...
Que serve Centella asiática?
A Centella asiática ajuda a fortalecer as veias e melhorar a circulação sanguínea, promovendo a melhora das varizes e hemorroidas, além de diminuir inchaços, dormências, cansaço e cãibras nas pernas.