Como diagnosticar hidrocefalia em bebê?
Índice
- Como diagnosticar hidrocefalia em bebê?
- Como tratar hidrocefalia em bebês?
- O que pode causar hidrocefalia no bebê?
- Quais são os sintomas de macrocefalia?
- Quais são as consequências da hidrocefalia?
- O que provoca a hidrocefalia?
- Como é o diagnóstico de hidrocefalia?
- Como é possível confirmar a hidrocefalia durante a gravidez?
- Como ocorre a hidrocefalia no cérebro?
- Quando ocorre a hidrocefalia obstrutiva?
Como diagnosticar hidrocefalia em bebê?
Nos casos de bebês com a fontanela aberta (“moleira”), podemos fazer um ultrassom do crânio pela própria fontanela para detectar a hidrocefalia.
Como tratar hidrocefalia em bebês?
Os médicos realizam uma ventriculostomia em algumas crianças. Nesse procedimento, o médico cria uma abertura entre o ventrículo e o espaço subaracnóideo no cérebro para tratar a hidrocefalia. Essa abertura permite a drenagem e a absorção normal do líquido excedente.
O que pode causar hidrocefalia no bebê?
Nos casos de hidrocefalia congênita, ou que ocorre logo após o nascimento, as causas podem ser desenvolvimento anormal do sistema nervoso central, que pode obstruir o fluxo de fluído cerebrospinal; sangramento dentro dos ventrículos, uma possível complicação de parto prematuro; infecção no útero durante a gravidez, ...
Quais são os sintomas de macrocefalia?
Sinais e sintomas de macrocefalia
- Atraso no desenvolvimento psicomotor;
- Incapacidade física;
- Atraso mental;
- Convulsões;
- Hemiparesia, que é a fraqueza muscular ou paralisia em um dos lados;
- Alterações na forma do crânio;
- Alterações neurológicas;
- Dor de cabeça;
Quais são as consequências da hidrocefalia?
O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.
O que provoca a hidrocefalia?
A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.
Como é o diagnóstico de hidrocefalia?
Diagnóstico de Hidrocefalia O diagnóstico de hidrocefalia geralmente é baseado em: Questionário sobre sinais e sintomas; Exame físico; Exame neurológico, que inclui testes de força muscular, reflexo, sensibilidade ao tato, audição, coordenação, equilíbrio, humor, entre outros
Como é possível confirmar a hidrocefalia durante a gravidez?
O diagnóstico de hidrocefalia pode ser realizado durante a gravidez por meio da ecografia. Também é possível confirmar se há um crescimento anormal do crânio da criança mais velha.
Como ocorre a hidrocefalia no cérebro?
No interior do cérebro existem espaços chamados de ventrículos, que são cavidades naturais que se comunicam entre si e são preenchidas pelo líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido. A hidrocefalia acontece quando a quantidade desse líquido aumenta dentro do crânio.
Quando ocorre a hidrocefalia obstrutiva?
Hidrocefalia obstrutiva Esse tipo da doença ocorre quando há um bloqueio no sistema ventricular do cérebro, impedindo que o líquido cefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e pela medula espinhal.