Como identificar roubo de água?

Índice

Como identificar roubo de água?

Como identificar roubo de água?

A Sabesp ressalta a importância da população na identificação do crime de furto de água pelos telefones 195 ou pelo Disque-Denúncia (telefone 181), cuja chamada é gratuita e não exige a identificação de quem telefona.

O que acontece quando descobrem gato na água?

A ligação clandestina de Água, popularmente chamada de “gato”, longe de trazer benefícios ao usuário infrator, traz sim, prejuízos e aborrecimentos. ... O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade.

Como é feito gato na água?

O que é o gato de água? Gato de água é o nome popular que as pessoas dão para as ligações clandestinas feitas por alguns usuários. É o que acontece quando um usuário interliga o seu ramal diretamente, de maneira indevida, a uma rede distribuidora de água, recebendo o serviço da companhia de água sem pagar por ele.

Como descobrir ligação clandestina de água?

Basta ligar: 08 (GRÁTIS) e dizer o endereço que mandaremos uma equipe verificar. A água utilizada clandestinamente é custeada pelos que pagam corretamente, pois seu custo está embutido na planilha de custos. Isso não é justo.

Como a Copasa descobre gato na água?

Nos “gatos”, as pessoas desviam a rede de água, utilizando energia sem que a mesma passe pelo medidor da Copasa. O maior número de fraudes ocorre na Grande BH. "Por conta da onda de calor, tivemos um aumento no consumo de 15%. ... A Copasa suspeita que já são 300 mil ligações com suspeita de fraude.

Como detectar vazamento de água no vaso?

2 – Vazamentos no vaso sanitário Caso seu vaso possua a caixa acoplada, o jeito mais fácil de identificar vazamentos é pelo som. Abra a caixa e preste atenção se consegue ouvir algum som sibilante. Se ouvi-lo, há com certeza um vazamento na caixa.

Como parar o hidrômetro de água?

A maneira mais comum de se fraudar o hidrômetro é a utilização de um pedaço de arame colocado no relógio. O objeto bloqueia o giro do medidor.

Como detectar gato na energia?

Se o eletricista chegar à conclusão de que o problema não é interno, o cliente deve acionar a distribuidora responsável pela sua região para uma análise do medidor de energia e da rede elétrica que o abastece. Para denunciar um “gato”, o cliente deve ligar no canal de atendimento da sua distribuidora.

Qual o princípio da insignificância do furto de água?

O Superior Tribunal de Justiça vem considerando inaplicável o principio da insignificância com relação ao furto de água. “Cinge-se a questão em definir se é aplicável o princípio da insignificância ao delito do furto de água potável mediante ligação clandestina e em quantidade avaliada em noventa e seis reais e trinta e três centavos.

Como foi o corte do fornecimento regular de água?

De acordo com a denúncia, após o corte do fornecimento regular de água por falta de pagamento, o réu teria rompido o lacre do hidrômetro e religado o abastecimento de forma clandestina. Em habeas corpus, o réu defendia a aplicação do princípio da insignificância por, entre outros motivos, ter sido pequeno o valor do suposto dano (cerca de R$ 150).

Qual é o gato de água?

Gato de água é o nome popular que as pessoas dão para as ligações clandestinas feitas por alguns usuários. É o que acontece quando um usuário interliga o seu ramal diretamente, de maneira indevida, a uma rede distribuidora de água, recebendo o serviço da companhia de água sem pagar por ele.

Qual o crime de furto?

O furto é a subtração de coisa alheia móvel com o fim de apoderar-se dela de modo definitivo (artigo 155 do CP). A captação clandestina de água configura o crime de furto (RT 750/638).

Postagens relacionadas: