Qual exame detecta mieloma múltiplo?
Índice
- Qual exame detecta mieloma múltiplo?
- Como é a dor do mieloma múltiplo?
- Como saber o estágio do mieloma múltiplo?
- Quais são os tipos de mieloma múltiplo?
- O que é mieloma múltiplo na coluna?
- Qual o tempo de vida de uma pessoa com mieloma múltiplo?
- Como é a dor do câncer?
- Qual a causa do mieloma múltiplo?
- Qual o tempo de vida para quem tem mieloma múltiplo?
- Como surge o mieloma múltiplo?
- Qual a dose de mieloma múltiplo?
- Como manter o mieloma múltiplo sob controle?
- Qual a quimioterapia usada para tratar mieloma múltiplo?
- Quais são os sintomas do mieloma?
Qual exame detecta mieloma múltiplo?
Se os sintomas sugerem que uma pessoa possa ter mieloma múltiplo, os principais exames laboratoriais que podem ser realizados são: Hemograma. O hemograma completo é um exame que mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.
Como é a dor do mieloma múltiplo?
Embora alguns pacientes com mieloma múltiplo não apresentem sintomas, os mais frequentes são: Problemas ósseos. Dor óssea, em qualquer osso, porém mais frequente nas costas, quadris e crânio. Fraqueza óssea no corpo todo (osteoporose) ou onde houver um plasmocitoma.
Como saber o estágio do mieloma múltiplo?
O mieloma múltiplo utiliza o Sistema de Estadiamento Internacional Revisado (RISS) que está baseado em quatro critérios:
- Quantidade de albumina no sangue.
- Quantidade de beta-2-microglobulina no sangue.
- Quantidade de LDL no sangue.
- Anormalidades específicas do gene (citogenética) do câncer.
Quais são os tipos de mieloma múltiplo?
Partindo desse conceito, o mieloma múltiplo é classificado em subtipos:
- Mieloma múltiplo IgG (podendo ser kappa ou lambda).
- Mieloma múltiplo IgA (podendo ser kappa ou lambda).
- Mieloma múltiplo IgM (podendo ser kappa ou lambda).
- Mieloma múltiplo IgD (podendo ser kappa ou lambda).
O que é mieloma múltiplo na coluna?
INTRODUÇÃO: o mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna de proliferação monoclonal e difusa de células plasmáticas na medula óssea comum no sistema esquelético. O sítio mais frequente é a coluna vertebral. O mieloma múltiplo pode provocar dor intratável, instabilidade e déficit neurológico na coluna vertebral.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com mieloma múltiplo?
Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de mieloma múltiplo é de 60%, isso significa que as pessoas portadoras de mieloma múltiplo têm, em média, 60% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.
Como é a dor do câncer?
A dor nociceptiva pode ser causada pelo câncer se espalhando para os ossos, músculos, articulações ou algo que bloqueie um órgão ou vasos sanguíneos. Dor neuropática – causada pela lesão efetiva de nervos; muitas vezes descrita como uma sensação pesada, de queimação, ou de dormência.
Qual a causa do mieloma múltiplo?
O mieloma múltiplo não tem uma causa específica, parecendo acontecer devido a alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.
Qual o tempo de vida para quem tem mieloma múltiplo?
Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de mieloma múltiplo é de 60%, isso significa que as pessoas portadoras de mieloma múltiplo têm, em média, 60% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.
Como surge o mieloma múltiplo?
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.
Qual a dose de mieloma múltiplo?
Uma dose alta de melfalano seguida de transplante autólogo de células-tronco do sangue perifério também pode ser usada. (Ver também Visão geral dos distúrbios dos plasmócitos .) A incidência de mieloma múltiplo é de 2 a 4/100.000. A proporção homem:mulher é 1,6:1 e a idade média é por volta dos 65 anos.
Como manter o mieloma múltiplo sob controle?
As dicas a seguir podem ajudar você a manter o mieloma múltiplo sob controle: 1 Pratique exercícios para manter os ossos fortes 2 Beba líquidos, para manter-se hidratado e ajudar na prevenção de danos renais 3 Mantenha uma dieta equilibrada, conforme orientado pelo médico. More ...
Qual a quimioterapia usada para tratar mieloma múltiplo?
Radioterapia, utilizada principalmente no tratamento de lesões sólidas (plasmocitomas). A quimioterapia inicial usada para tratar o mieloma múltiplo depende se você é considerado um candidato para o transplante de células-tronco e de seu perfil de risco individual.
Quais são os sintomas do mieloma?
Os sintomas do mieloma podem incluir: Fadiga e falta de força – a fadiga e falta de força são sintomas de anemia, ou seja, um número baixo de glóbulos vermelhos. A anemia pode ser provocada pela ocupação da medula óssea com demasiadas células mieloma o que diminui a produção de glóbulos vermelhos;