O que é um discurso indireto livre?

Índice

O que é um discurso indireto livre?

O que é um discurso indireto livre?

O discurso indireto livre é caracterizado pela junção dos discursos direto e indireto. Assim, há intervenções do narrador e da fala dos personagens. Nesse tipo de discurso as falas dos personagens e do narrador podem ser confundidas quando não existirem marcas para mostrar a mudança do discurso.

Como identificar o discurso indireto?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

Como se usa o discurso indireto livre?

Discurso indireto livre É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos.

Como passar uma frase para o discurso indireto livre?

O discurso indireto:

  1. é introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.
  2. é construído na mesma frase, não havendo mudança de linha ou de parágrafo;
  3. é feito na 3.

Qual o efeito do discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

O que é o discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Qual a diferença entre o discurso direto e indireto?

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.

Como saber o tipo de discurso?

Isso porque há diferentes formas de um discurso ser direto ou indireto....
Discurso diretoDiscurso indireto
Eu não fumoEle disse que não fumava
Eu perdi o ônibusEle disse que perdera o ônibus; disse que havia perdido o ônibus
Caso (tu) viajesCaso (ele) viajasse
Fiquem calados (vocês)!Que (eles) ficassem calados
Mais 1 linha

Como recurso narrativo o discurso indireto livre e empregado?

Discurso indireto livre O narrador, mais do que dizer, ele próprio, o que outra pessoa ou personagem disse, assume o o lugar da outra pessoa em seus sentimentos, desejos, receios, pensamentos, enquanto coloca sua própria narrativa. Em outras palavras, é uma mistura dos discursos direto e indireto.

Como recurso narrativo o discurso indireto livre?

Discurso indireto livre O narrador, mais do que dizer, ele próprio, o que outra pessoa ou personagem disse, assume o o lugar da outra pessoa em seus sentimentos, desejos, receios, pensamentos, enquanto coloca sua própria narrativa. Em outras palavras, é uma mistura dos discursos direto e indireto.

Qual a diferença entre discurso direto e indireto livre?

A principal diferença entre o discurso direto, indireto e indireto livre consiste na forma de narrar, conforme detalha-se a seguir. O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto.

Qual é o discurso direto?

Discurso direto. É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc. Exemplo:

Por que a recomendação é apresentada de modo indireto?

A recomendação, acompanhada de uma justificativa, dada pelo pai é apresentada de modo indireto, ou seja, é apresentada por Helena, não pelo próprio pai. Por isso, podemos afirmar que ela Helena usou, nessa passagem, o discurso indireto. O discurso indireto, assim como o discurso direto, é introduzido por um “verbo de dizer”.

Por que esse tipo de discurso chegou tão tarde?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc. – Por que chegou tão tarde?

Postagens relacionadas: