Como saber se a madeira e mogno?
Índice
- Como saber se a madeira e mogno?
- Qual é a cor do mogno?
- Quais os tipos de mogno?
- Onde é encontrado o mogno?
- Qual o preço da madeira de mogno?
- Para que serve a madeira de mogno?
- Qual madeira combina com mogno?
- Qual é as cores de verniz?
- Qual melhor mogno?
- Qual a diferença entre o mogno brasileiro e o mogno africano?
- Qual a origem da palavra mogno?
- Quais são as melhores práticas no cultivo do mogno africano?
- Como o mogno africano foi introduzido no Brasil?

Como saber se a madeira e mogno?
A sua folhagem se distingue por ser composta paripinada, lisa, com 8 a 10 folíolos de 13 cm. O fruto do mogno é grande, cerca de 18 cm com casca dura, abrindo em 4 partes para liberar as sementes, estas são aladas, extremamente leves de 12 cm num marrom claro.
Qual é a cor do mogno?
Mogno é o nome comercial utilizado para designar as madeiras de origem tropical com coloração castanho-avermelhada, grão fino, grande dureza e elevada densidade (>0,63 g/cm3) provenientes de árvores da família das Meliaceae.
Quais os tipos de mogno?
Há três espécies de mogno africano mais conhecidos entre os estudiosos: Khaya Grandifoliola (antigo Ivorensis), Khaya Anthoteca e Khaya Senegalensis. Apesar dessas opções de espécies, elas apresentam características diferentes.
Onde é encontrado o mogno?
O mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) é uma árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará. Também ocorre no Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.
Qual o preço da madeira de mogno?
Se você não sabe distinguir os tipos de madeira, precisa saber que uma das árvores mais valorizadas no mercado, conhecida como Ouro Verde, o Mogno Africano, quando está em pronta para ser cerrada, tem o custo médio por metro cúbico de R$ 2.500.
Para que serve a madeira de mogno?
Ela tem um tom marrom rosado escuro e é fácil de ser trabalhada, o que a torna ideal para a carpintaria. Por isso, em geral, a madeira do mogno costuma ser utilizada para a confecção de móveis, de instrumentos musicais, construção naval e de interiores.
Qual madeira combina com mogno?
No livro "Country Living Shortcuts to Decorating Country Style", Caroline Atkins sugere combinar móveis de madeira escura, como o mogno, com madeiras claras ou douradas, como o pinheiro ou carvalho. As cores contrastantes das madeiras equilibram umas as outras. Utilize cinza claro ou faia com o mogno para acentuá-lo.
Qual é as cores de verniz?
Principais cores de verniz para madeira
- Incolor. Como o próprio nome já diz, o verniz incolor tenta ao máximo manter a madeira em sua cor original. ...
- Natural. ...
- Cedro. ...
- Cerejeira. ...
- Mogno. ...
- Nogueira. ...
- Imbuia. ...
- Tabaco.
Qual melhor mogno?
Entre as quatro espécies conhecidas pela denominação genérica de mogno-africano, a Khaya ivorensis é a que tem apresentado melhor desenvolvimento, seguida da Khaya antoteca e pela K. grandiflora.
Qual a diferença entre o mogno brasileiro e o mogno africano?
O mogno africano é bastante indicado para plantio, por conta da beleza, dureza e durabilidade da madeira, além de ser muito cobiçada em nosso país e no exterior. Além disso, a mesma não sofre do mesmo problema de pragas como a espécie brasileira, além de não necessitar de tanta capacidade hídrica.
Qual a origem da palavra mogno?
A palavra mogno inicialmente servia para designar a madeira de espécie Swietenia mahagoni, mais tarde seria alargada para outras madeiras tropicais, com características semelhantes de cor e densidade, como o mogno africano. O mogno tem como outros nomes Aguano e Uraputanga, pode chegar a altura média de 25 a 30 metros.
Quais são as melhores práticas no cultivo do mogno africano?
Melhores práticas no cultivo do mogno africano. Para obter madeira de qualidade, é recomendado que o manejo seja adequado realizando um plantio no espaçamento ideal (3 x 2 m ou 3,5 x 1,7 m), que corresponde a 1.666 mudas por hectare.
Como o mogno africano foi introduzido no Brasil?
Entenda agora como o mogno africano foi introduzido no Brasil. O mogno africano chegou às terras brasileiras na década de 70, mas foi difundido apenas na década de 80 e 90 com plantios experimentais promovidos pela Embrapa em diversas regiões do Brasil.